Rotina de limpeza doméstica: saiba como facilitar a sua

Veja como organizar a limpeza semanal da sua casa para torná-la menos cansativa e mais eficiente

0

Quem cuida de casa sabe como é chegar um dia do trabalho e perceber que absolutamente tudo está fora do lugar! É nesse dia que, mesmo cansada, você tem que parar tudo para arrumar a casa. Entretanto, se você criar uma rotina de limpeza doméstica, não haverá mais dia no qual você esteja sobrecarregada.

A importância da divisão de tarefas domésticas: motivos para aplicá-la na sua casa

A rotina de limpeza doméstica facilita a organização da casa, economiza tempo e mantém a casa arrumada por mais tempo. Por isso, é bom que você crie a sua para você e sua família também. Quanto mais gente puder ajudar, melhor! Veja como fazer isso, no artigo abaixo.

Anote o que você tem que fazer toda semana

Primeiramente, anote as atividades domésticas que você trem que fazer toda semana, obrigatoriamente. Por exemplo, varrer, tirar o lixo, tirar poeira, lavar a louça, lavar o banheiro. Antes de pensar em quantas vezes por semana você faz o que, apenas anote tudo.

Anote quantas vezes por semana você deve fazer as tarefas da lista

Em seguida, anote quantas vezes por semana você realiza cada uma das tarefas acima. Por exemplo, você lava a louça e varre a casa todos os dias, tira poeira uma vez por semana, lava o banheiro duas e assim por diante. Isso servirá para você saber como pode dividir as tarefas pelos dias da semana.

Divida as tarefas pelos dias

Depois de fazer os passos anteriores, diva as tarefas pelos dias da semana com o espaçamento correto. Por exemplo, se você lava o banheiro duas vezes na semana, pode lavar um dia e ficar sem lavar três. Faça isso com todas as tarefas que você realiza semanalmente.

Casa em ordem: dicas para manter a organização doméstica

Diva a tarefa pelas pessoas da casa

Com as tarefas divididas por cada dia, faça a divisão delas pelo número de moradores da casa que participarão da divisão de tarefas. Isso porque as crianças, ou idosos que não consigam realizar os trabalhos, não contam. Quanto melhor dividido, menos trabalho para cada um e mais limpa a casa permanecerá por mais tempo.

Determine as tarefas que precisam ser feitas mensalmente

Depois de determinar todas as tarefas semanais, liste agora o que você deve fazer mensalmente. Por exemplo, lavar todos os cômodos fazendo uma faxina mais intensa na casa, lavar o carro, ou reorganizar os armários de roupas. Seja lá o que for, coloque nesta nova lista.

Escolha um dia para fazer as tarefas e cumpra sua agenda

Por fim, escolha os melhores dias do mês para realizar as tarefas que você deve fazer mensalmente. Quando chegar no dia de realizá-las, não deixe para depois: faça. Além disso, tente não acumulá-las, para não ter que fazer tudo de uma vez, especialmente sendo tarefas mais pesadas.

Para colocar em prática todas essas dicas para rotina de limpeza doméstica,leve em consideração a quantidade de pessoas que moram com você e a quantidade de bagunça que elas fazem em casa!

Itens de organização que você tem que ter na sua casa

Avalie o Artigo:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.