Robô de investimento: o que é e quando vale a pena

Veja como funciona o robô de investimento e se encaixa no seu perfil

0

Fácil de entender, um robô de investimento é um sistema que funciona de forma automatizada para cuidar das aplicações financeiras de uma pessoa.

Essa tecnologia está crescendo cada vez mais no mercado financeiro brasileiro e é requisitada tanto por pessoas que estão iniciando quanto pelas que já conhecem o mercado variável há muito tempo.

No entanto, será que a vela a pena? Quais os benefícios de usar um robô de investimento? Vamos entender tudo isso e mais um pouco logo abaixo aqui no Brasil 123.

O que é um robô de investimento?

Apesar do que se vê em filmes, o robô de investimento não é uma máquina humanoide que fica sentada na frente de um computador.

Trata-se de um programa de computador comandado por algoritmos de uma plataforma que segue uma série de regras. Também, atua de acordo com o perfil do investidor de cada pessoa.

Essa solução é ideal para quem não tem muito tempo para analisar o mercado de ações, mas não quer deixar de investir seu capital por causa disso. Pois, o robô de investimento compra e vende os ativos e traz um balanceamento para a carteira do investidor sem que ele tenha que fazer quase nada.

Vantagens e riscos de um robô de investimento

entenda se vale a pena usar robô de investimento - reprodução unsplash
entenda se vale a pena usar robô de investimento – reprodução unsplash

Para saber se vale a pena usar um robô de investimento não existe nada melhor do que considerar os benefícios e os riscos que esse software oferece, não é mesmo? Confira:

Economize tempo

Como foi dito, o robô de investimento vale a pena para quem não tem todo tempo para analisar empresas e, baseado em informações, adquirir ações do negócio em questão.

Por isso, um dos principais benefícios de se usar um robô investidor é a economia de tempo que ele proporciona, já que ele busca centenas de milhares de informações divulgadas nos canais de informação digitais e realiza a negociação de ativos.

Negociação de ativos automatizada

Ademais, como são máquinas, o robô de investimento funciona de forma completamente automatizada, ou seja, não depende do seu comando para operar. Desta maneira, isso traz mais rapidez na tomada de decisões, pautadas em informações relacionadas ao que acontece com cada ativo atualmente.

Segurança financeira

Como qualquer investimento de risco, o robô também não garante retornos financeiros, mas eles aumentam exponencialmente as chances de obtermos lucros.

Pois, além disso de não contar com fatores emocionais na compra e venda de ativos, o robô investidor toma suas decisões baseadas em fatos e no perfil comportamental de cada pessoa que o programa.

Probabilidade de erros

Como foi dito, o robô de investimento não garante lucro certo. Já que ele trabalha com a probabilidade de erros também, visto que dependem de algoritmos. Por sua vez, são programados por humanos e isso pode levar ao erro.

Por causa disso, não é recomendado realizar transações humanas em corretoras que o robô investidor atua. Já que isso pode fazer com que o programa tome decisões indesejadas baseadas nas informações recebidas pelo software.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.