Resultado do ENEM: descubra como ele funciona

0

A espera pelo resultado do ENEM marca um período de grande expectativa após o segundo dia de prova. No entanto, mesmo ficando ansiosos, muitos estudantes não entendem exatamente o que acontece após o exame. Por isso, hoje vamos explicar para você como funciona o resultado da prova e quando ele estará disponível!

Quando sai o gabarito?

Antes de mais nada, saiba que o gabarito oficial é a primeira parte do resultado do ENEM. Segundo o INEP, responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio, ele será divulgado hoje (01). Portanto, é importante ficar atento ao site do exame para conferir seus acertos. Além disso, lembre-se que é normal o site sobrecarregar em momentos como esse, uma vez que muitos estudantes tendem a acessar simultaneamente.

Como é o cálculo do resultado do ENEM?

Embora o gabarito permita saber a sua pontuação, ele não é diretamente proporcional à nota. Isso ocorre porque, ao contrário de outros vestibulares, a atribuição de pontos nas questões do ENEM não segue um padrão. Na verdade, o sistema utilizado é a TRI, isso é, a Teoria de Resposta ao Item.

Dessa maneira, ao acertar uma questão considerada difícil e errar uma fácil da mesma área, o exame considera que o candidato não teve um desempenho coerente. Por isso, não é possível prever seu resultado, pois ele varia de acordo com quais perguntas você acertou.

Quando o resultado do ENEM será divulgado?

O processo de calcular as notas das provas objetivas e ainda corrigir as redações é demorado. Além disso, é preciso considerar os estudantes que farão a reaplicação do exame em janeiro. Sendo assim, o resultado do ENEM só sairá em 2022. De acordo com o INEP, a previsão é que seja divulgado no dia 11 de fevereiro. Porém, não há um horário determinado para que as notas estejam disponíveis na Página do Participante.

Como é feita a média das notas?

O seu resultado do ENEM será composto por cinco notas:

  • a sua nota final de Ciências da Natureza, ou seja, da prova que contém questões de Biologia, Química e Física;
  • nota de Matemática;
  • pontuação atingida na redação, sendo que essa é a nota máxima que um estudante pode atingir no ENEM;
  • nota em Ciências Humanas, isso é, a área que envolve História, Geografia, Sociologia e Filosofia;
  • a nota de Linguagens, grupo de matérias que envolve Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Comunicação e Informação.

Dessa maneira, a média final é feita somando as cinco notas e dividindo por cinco. Aliás, vale lembrar que cada processo que utiliza a nota do ENEM tem suas exigências. Alguns deles, por exemplo, exigem nota mínima. Por isso, tenha em mente se você pretende conseguir uma vaga pelo FIES, SiSU ou ProUni.

5/5 - (1 vote)

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.