Restituição imposto de renda: Veja se você foi incluído no 1º lote e a data do pagamento

Prazo para envio da declaração do IRPF está quase encerrando

0

Já podemos falar de prazo para a restituição imposto de renda 2022! Isso mesmo, o calendário dos lotes de restituição já foi divulgado pela Receita Federal, e a data está próxima.

Aliás, o prazo limite para a entrega da declaração do imposto de renda também está bem próximo! Isso porque a data encerra no dia 31 de maio, ou seja, restam apenas 6 dias para os contribuintes que ainda não providenciaram o envio.

“Quem estiver obrigado a entregar a declaração e não o fizer até o fim do prazo estará sujeito à multa”, alertou a Receita em nota.

Restituição imposto de renda: Veja se você foi incluído no 1º lote e a data do pagamento
Restituição do imposto de renda – Foto: Reprodução

Multa

A saber, o valor da multa é de 1% ao mês, sobre o valor do imposto de renda devido, limitado a 20% do valor do imposto de renda. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74.

Assim sendo, a punição é gerada no momento da entrega da declaração e a notificação de lançamento fica junto com o recibo de entrega. Vale destacar que o contribuinte terá 30 dias para pagar e após este prazo, começam a correr juros de mora (taxa Selic).

Já no caso de declarações com direito à restituição, se a multa não for paga dentro do vencimento, ela será descontada, com os respectivos juros, do valor do imposto a ser restituído.

Restituição imposto de renda

A partir desta terça-feira (24) foi aberta a consulta ao 1º lote de restituição do IRPF 2022. É importante mencionar que este lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores.

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.

A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC.

Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.

Como é feito o pagamento da restituição?

O crédito é realizado diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Confira as datas dos lotes ao longo de 2022:

Lote

Data de crédito
1º Lote

31 de maio

2º Lote

30 de junho
3º Lote

29 de julho

4º Lote

31 de agosto
5º Lote

30 de setembro

Leia ainda: Auxílio Brasil de R$ 400 tem novo pagamento confirmado

5/5 - (2 votes)

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.