Restituição Imposto de Renda: PAGAMENTO do 2º lote HOJE; confira se está incluído

Ao todo, são 5 lotes de restituição imposto de renda

0

Nesta quinta-feira (30), temos o crédito de um novo lote de restituição imposto de renda de 2022.

Como noticiado aqui no Brasil 123, na última semana a Receita Federal liberou a consulta ao segundo lote de restituições do IRPF 2022.

Desse modo, o pagamento ocorre nesta data, diretamente na conta bancária indicada pelo contribuinte no momento da declaração. Caso a conta informada tenha sido desativada, os valores ficam disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Restituição Imposto de Renda: PAGAMENTO do 2º lote HOJE; confira se está incluído
Imagem: Reprodução Yahoo

Restituição Imposto de Renda segue o calendário

O contribuinte que tem direito à restituição deve ficar atento ao calendário, e é válido informar que a Receita não comunica previamente quando realizará o pagamento da sua restituição.

Sendo assim, alguns dias antes do pagamento de cada lote, você pode consultar o site da Receita e verificar se a sua restituição será paga naquela remessa.

Acompanhe as datas:

Lote

Data

31 de maio

30 de junho

29 de julho

31 de agosto

30 de setembro

Ordem dos pagamentos

Para quem não sabe, existe uma fila de entrega, isto é, aquele contribuinte que envia a declaração antes, recebe a restituição primeiro.

A saber, apenas os idosos, pessoas com deficiência e professores têm a preferência no pagamento, os demais seguem pela cronologia da entrega da declaração.

Como você pôde consultar, ao todo são cinco lotes de pagamentos, com término em setembro.

Leia ainda: KIT ANTENA para Cadastro Único: Saiba como vai funcionar a entrega

Como consultar quando abre a consulta?

Você pode acessar o site da Receita, clicar em “Meu Imposto de Renda”, depois em “Consultar a restituição”. Por fim, clique em “Iniciar”.

Preencha então o seu CPF, data de nascimento, e clique em “Consultar”.

O resultado da consulta exibirá o nome completo do contribuinte, e se estiver contemplado no primeiro lote, será apresentada a conta bancária indicada no momento da declaração, e o campo “Situação da Restituição” constará preenchido com o status “Enviada para crédito no banco”. No campo “Disponível a partir de” você confirma a data na qual o crédito estará disponibilizado para você.

Ainda é possível verificar se existe alguma pendência que não permita o pagamento da restituição, ou se o contribuinte caiu na malha fina.

Uma outra alternativa para realizar as consultas, é através do aplicativo “Meu Imposto de Renda”, que está disponível para Android e iOS.

Leia também:  ÚLTIMO pagamento do AUXÍLIO BRASIL de junho; veja quem ainda recebe

Avalie o Artigo:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.