Restituição do IR 2022: como saber se o dinheiro foi depositado?

Receita Federal paga nesta sexta-feira (29) o terceiro lote de restituição do imposto de renda; veja onde o dinheiro será depositado

0

A Receita Federal irá pagar nesta sexta-feira (29) o terceiro lote de restituição do Imposto de Renda 2022. A saber, os contribuintes contemplados neste lote terão motivos para comemorar, pois a espera chegará ao fim em poucas horas.

Embora a restituição ocorra todos os anos, em vários lotes, algumas pessoas ficam na dúvida sobre o dinheiro depositado. Questionamentos em relação às contas que a Receita Federal faz o pagamento ou mesmo para saber se o contribuinte foi contemplado sempre existem.

Em resumo, o depósito do dinheiro acontece diretamente nas contas informadas pelos cidadãos. Na verdade, os contribuintes enviam a declaração do imposto de renda nos primeiros meses do ano e, após análise, a Receita restitui valores pagos a mais.

Por isso, o contribuinte só precisa conferir qual foi a conta que informou ao enviar a documentação para o fisco. Assim, saberá se o dinheiro foi depositado ou não. No entanto, caso a conta tenha sido fechada no período por alguma razão, o dinheiro ficará disponível no Banco do Brasil (BB).

Aneel REDUZ TARIFAS de distribuidoras de energia

Como sacar o dinheiro depositado no Banco do Brasil?

A saber, os contribuintes terão até um ano para sacar o dinheiro depositado no BB. Contudo, é necessário informar oficialmente o agendamento dos depósitos. E isso pode ser feito diretamente em alguma agência do Banco do Brasil.

Além disso, os cidadãos podem acessar o portal do banco ou entrar em contato com a central de relacionamento da instituição. Quem mora nas capitais deverá ligar para o telefone 4004-0001. Já o telefone das demais localidade é o 0800-729-0088.

Em suma, o primeiro lote de restituição, pago em 31 de maio, destinou-se a pessoas com prioridade: idosos, pessoas com deficiência ou doença grave e professores. Estas pessoas não precisaram enfrentar fila para receber sua restituição, pois tinham prioridade.

Contudo, a partir do segundo lote, a Receita Federal começou a pagar os contribuintes seguindo a ordem de recebimento das declarações do imposto de renda. A propósito, o segundo lote, pago em 30 de junho, beneficiou outros 4,25 milhões de contribuintes, também com um valor de R$ 6,3 bilhões.

O terceiro lote também segue essa mesma ordem. Contudo, vale destacar que o contribuinte que tiver feito alguma correção, ou seja, tiver entregue uma declaração retificadora, perderá o seu lugar na fila. Em suma, a data que vale para a Receita Federal é a da retificação, não a da primeira declaração enviada. Por isso que algumas pessoas podem não ter sido contempladas neste lote.

Leia também: Preços dos alimentos ‘na porta de fábrica’ sobem pelo 5º mês seguido

5/5 - (1 vote)

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.