Relaxante muscular natural: confira opções para aliviar as dores

Veja agora como aliviar as dores musculares em casa de forma natural

0

Muitas são as causas que podem causar a contração muscular. Entre elas: estresse, excesso de atividades físicas, doenças, postura inadequada, entre tantas outras. Por isso, hoje, nós do Brasil 123 vamos indicar algumas opções para aliviar as dores, funcionando como um relaxante muscular natural.

Quais são as causas da dor muscular?

Entre as principais causas das dores musculares tem-se o estresse, seja ele emocional ou físico. Veja bem: o estresse causado pelo emocional, faz com que você fique carregando os seus problemas e frustrações o dia inteiro, o que sobrecarrega os músculos. Já o estresse com causa física, é o excesso de atividade física, que faz com que seus músculos sejam constantemente estimulados, e assim, acaba gerando dores musculares.
Outra causa comum das dores musculares é você ficar por muito tempo em uma postura inadequada, além de doenças que predispõem o corpo para as dores musculares.

Mas, o que é o efeito relaxante muscular?

Seja de forma natural ou medicamentosa, o efeito relaxante muscular tem como objetivo relaxar os músculos que estão tensos e/ou rígidos. Assim, em consequência acabam dando uma sensação de conforto.
Sob a forma medicamentosa, os relaxantes musculares acabam por gerar dependência, uma vez que causam boas sensações de alívio das dores. Mas, além do efeito esperado, esses medicamentos causam sonolência e sedação, o que nem sempre é positivo.
Os relaxantes musculares naturais não apresentam estes efeitos colaterais como sonolência e sedação, mas, podem demorar mais para oferecer o efeito esperado. Eles são, portanto, mais seguros.

Quais são as principais opções de relaxantes musculares naturais?

Entre as principais opções de relaxantes musculares naturais tem-se:

  • Óleo essencial de hortelã-pimenta: você pode aplicar na região em que estão as dores musculares. Este óleo essencial irá aliviar a dor e acalmar os espasmos que causam as câimbras musculares. É um poderoso analgésico e relaxante muscular.
  • Óleo essencial de alfazema: você deve massagear os locais em que as dores estão, para obter o efeito relaxante e analgésico. A alfazema também é indicada para o uso em mialgias.
  • Chá de alecrim: faça um chá com as folhas de alecrim, produza um emplastro com o chá morno e coloque em cima das dores musculares. Os músculos acabarão por relaxar tendo em vista as propriedades anti-inflamatórias e antiespasmódicas da planta.
  • Banho morno de Sal Epsom: coloque de 1 a 2 xícaras de sal epsom na água da banheira e fique em imersão por pelo menos 15 minutos. O sal epsom possui propriedades analgésicas, relaxantes e anti-inflamatórias.
  • Óleo de arnica: massageie a região dolorida entre 2 a 4 vezes ao dia. A arnica é anti-inflamatória e ajuda na redução da dor.
O excesso de atividade física, faz com que seus músculos sejam constantemente estimulados, e acaba gerando dores musculares - Reprodução AdobeStock
O excesso de atividade física, faz com que seus músculos sejam constantemente estimulados, e acaba gerando dores musculares – Reprodução AdobeStock

Invista em uma alimentação anti-inflamatória

Para reduzir dores musculares, uma dica super valiosa é investir em uma alimentação com efeito anti-inflamatório. Portanto, evite consumir alimentos que ajudam a inflamar o organismo como:

  • Comidas industrializadas e processadas.
  • Carboidratos refinados
  • Carnes gordurosas
  • Embutidos
  • Refrigerantes e bebidas alcoólicas
  • Doces
  • Frituras

Procure manter uma alimentação equilibrada e saudável, evitando assim, que as dores musculares se estabeleçam em seu corpo.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.