Regras para o empréstimo consignado INSS mudam em 2022; conheça

Confira as mudanças que chegam neste ano

0

A partir deste ano, volta a valer a regra anterior à pandemia para aposentados e pensionistas terem acesso ao empréstimo consignado INSS.

A mudança tem relação com a chamada margem de empréstimo consignado, que volta para 35%, sendo 30% para o pagamento de empréstimos pessoais e 5% para as despesas com cartão de crédito.

Em resumo, o limite de comprometimento da renda com empréstimos passa a ser menor.

Vale lembrar que durante a pandemia, essa margem havia sido ampliada para 40%, mas o prazo de validade terminou em dezembro de 2021.

Regras para o empréstimo consignado INSS mudam em 2022; conheça
Regras para o empréstimo consignado INSS mudam em 2022 – Foto: Reprodução Internet

Empréstimo consignado INSS

Para quem não conhece, o empréstimo consignado é aquele descontado diretamente do contracheque da pessoa que contrai o empréstimo. Normalmente, a modalidade apresenta taxas de juros um pouco mais baixas, em razão do baixo risco de inadimplência, pelo fato de ser descontado diretamente.

Em 2022 teremos mudança em relação ao número de parcelas do empréstimo consignado. Até então, os pagamentos eram divididos em até 84 meses, porém, a partir deste ano, o máximo para o parcelamento será em 72 vezes.

Há ainda uma carência de até 120 dias. Ela é dada por bancos e outras instituições financeiras para as pessoas que estão solicitando um empréstimo consignado. Mas vale destacar que essa carência é facultativa, isto é, a pausa no pagamento só ocorre se o banco assim desejar.

Teto de juros

Em relação ao teto dos juros do crédito consignado para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o valor subiu no final de dezembro, passando a ter limite de até 3% ao mês.

Para operações realizadas pelo cartão de crédito, a taxa máxima foi elevada para 3,06% ao mês.

Como contratar?

Para os interessados no empréstimo consignado CAIXA pelo convênio INSS, saiba que não é preciso ir à agência.

Isso porque todo o processo pode ser realizado por meio dos canais digitais ou por meio de um correspondente CAIXA Aqui negocial. Após a confirmação pelo convênio, o cliente já pode utilizar o valor.

Conheça os canais CAIXA:

Leia ainda: Governador divulga calendário do pagamento de auxílio de R$ 100 a estudantes; acompanhe

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.