Redação do Enem tem como tema contribuição de mulheres nas ciências da saúde brasileira

Na reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que aconteceu na tarde do último domingo (9), o tema escolhido pelos organizadores para a prova de redação foi o “Reconhecimento da Contribuição das Mulheres nas Ciências da Saúde no Brasil”.

Alunos que fugirem do tema proposto, não atenderem à exigência do texto dissertativo-argumentativo e escreverem menos de oito linhas de produção própria estão sujeitos a receber nota zero na prova.

Outros critérios, como texto ilegível, grafia de números ou símbolos sem função clara e assinatura do aluno em local impróprio também podem ocasionar na desclassificação da redação.

Primeiro dia de reaplicação

Mais de 340 mil candidatos compareceram para realizar o exame, desta vez dedicado exclusivamente aos inscritos que tiveram algum prejuízo na aplicação da prova no período regular da última edição — que aconteceu em novembro de 2021 —, ou pessoas que estejam sob privação de liberdade.

De forma excepcional, os candidatos que receberam isenção da taxa de inscrição em 2020 e não compareceram à prova também tiveram direito de refazê-la na edição de 2021 com isenção garantida.

A medida foi tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), tendo como razão o Distanciamento Social provocado pela pandemia durante aquele ano. Entretanto, em casos típicos, continua valendo a regra de perda do direito de isenção na edição seguinte para alunos isentos que não comparecem à prova no ano vigente à inscrição.

Sobre a prova

A prova de redação é uma das mais aguardadas pelos estudantes, que precisam ainda responder mais 90 questões objetivas — sendo 45 na área de linguagens, códigos e suas tecnologias e 45 de ciências humanas e suas tecnologias.

Esta foi a primeira etapa da prova e a segunda está programada para acontecer no próximo domingo (16), encerrando o período de reaplicação do Enem 2021. As notas finais, com divulgação prevista para o dia 11 de fevereiro, servirão para concorrer ao ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

O Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) também possibilitam que os candidatos disputem vagas em universidades particulares com bolsas e/ou financiamento, respectivamente.

No segundo dia, os alunos terão de resolver 45 questões de ciências da natureza e suas tecnologias e 45 de matemática e suas tecnologias. Com isso, ao final dos dois dias de reaplicação do Enem, os candidatos deverão ter respondido 180 questões das quatro áreas de conhecimento estabelecidas.

Veja também: Programa oferece 200 vagas para curso e salário de R$ 2250; saiba mais detalhes

Maíra Sobral

Recent Posts

Você usa bicarbonato de sódio errado? Veja o erro que pode custar caro!

Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…

2 horas ago

Confira o calendário do programa Mães de Pernambuco 2025

O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…

1 dia ago

Pé-de-Meia Licenciaturas: o que você precisa saber sobre as regras de manutenção

O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…

2 dias ago

Bolsa Família e Auxílio Gás: veja as datas de pagamento do mês de agosto

Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…

3 dias ago

PIS/PASEP: Pagamento final do abono salarial é realizado nesta semana – confira se você tem direito

Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…

1 semana ago

Descontos ilegais: INSS devolve R$ 1 bilhão a beneficiários afetados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…

1 semana ago