Quando a cirurgia bariátrica vale a pena?

Entenda mais sobre a cirurgia bariátrica e quando ela é recomendada

0

Você já se pegou perguntando o que deve ser a cirurgia bariátrica e para que serve? Além disso, em quais casos ela deve ser feita? Confira aqui no Brasil 123.

Primeiramente, você deve ter muito cuidado com essa cirurgia que é de alto risco. Na maioria das vezes, não é recomendada para ser realizada por causa das complicações. Então, se você está muito acima do peso, deve avaliar com um médico se pode fazer essa cirurgia.

Sendo assim, confira agora nesse artigo todas as informações necessárias que você precisa para entender um pouco mais sobre esse assunto.

O que é a cirurgia bariátrica?

A cirurgia bariátrica é uma cirurgia de alto risco que serve para alterar seu sistema digestivo, a fim de reduzir o nível de tolerância dele quando for se alimentar ou beber algum líquido. Ou seja, basicamente é uma redução de estômago para mudar todos os seus hábitos alimentícios.

Por ser uma cirurgia muito delicada e que só deve ser usada como último recurso depois de inúmeros tratamentos contra a obesidade, o outro caso no qual também é necessário realizar essa cirurgia bariátrica é quando o excesso de peso deixa a sua saúde tão prejudicada que te faz correr risco de vida.

Nesse caso, se você for uma pessoa que só esteja um pouco acima do peso, claramente vai passar longe da bariátrica. No entanto, se já chegar ao nível de obesidade mórbida, todos os médicos recomendam fazer uma dieta antes de realizar a cirurgia.

Benefícios da bariátrica

Fazer a cirurgia bariátrica traz inúmeros benefícios para a saúde, eliminando e melhorando algumas doenças que são relacionadas diretamente com a obesidade.

Além de notoriamente, logo no começo da recuperação gerar uma diferença corporal, essa cirurgia também gera uma mudança de hábitos alimentares de forma forçada. Pelas restrições alimentares que terá durante o momento de recuperação, logo fará uma pessoa ter uma melhor qualidade de vida.

Então, se o maior problema da vida dessa pessoa era lidar com os problemas de compulsão alimentar, certamente não irá conseguir passar por isso novamente depois de ter reduzido o estômago.

Diante disso, ela se dará ao luxo de fazer uma reeducação alimentar que a livra de qualquer tipo de doença causada durante o período dos distúrbios.

Quando pode fazer a bariátrica?

"<yoastmark

Como você já viu, a cirurgia bariátrica não deve ser feita para qualquer pessoa. Assim, sua indicação é apenas para quem tem obesidade acima de grau 2.

Logo, é o tipo de cirurgia para aquelas pessoas que passam por diversos tipos de tratamentos e dietas com práticas de exercícios físicos e ainda por cima, não obtém nenhum tipo de resultado significativo, além das pessoas que possuem risco de vida por causa da obesidade.

Mas, independente da situação física e condições de saúde, o Ministério da Saúde não aconselha fazer essa cirurgia em pessoas com transtornos psiquiátricos ou que façam uso de drogas, nem para as que possuem algum tipo de doença cardíaca, pulmonar ou infecciosa que seja muito grave.

Riscos da cirurgia

Assim como qualquer cirurgia, essa também traz benefícios e malefícios.  Entretanto, nesse caso, existem alguns riscos que são muito perigosos. Todos eles ligados diretamente com a obesidade.

Dependendo do nível da obesidade, pode ser que agrave as complicações.

Em todos os casos, pode ser que aconteça uma grave hemorragia interna do lugar da operação ou uma embolia pulmonar. No final, quando já estiver na recuperação, pode gerar diversos reflexos, como vômitos frequentes e diarreia.

Apesar de ser complicações extremamente graves, são tipos de complicação que aparecem quando o paciente está no hospital e não em casa.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.