Quais os benefícios do mirtilo? Conheça a fruta e porque inserir na dieta

Conheça agora o mirtilo veja todos os nutrientes que ele contém

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Você sabe quais os benefícios do mirtilo? Essa fruta não é tão popular, mas deveria ser! E hoje, nós do Brasil 123, vamos te mostrar o porquê. Sendo assim, fique com a gente, leia até o final e não perca nenhuma dica importante sobre essa fruta incrível!

Saiba mais sobre o mirtilo

O mirtilo (Vaccinium mirtilos ), ou blueberry, é originário dos Estados Unidos e do Canadá. Ele pertence à família das Ericaceae, sendo uma planta arbustiva ou rasteira, dependendo da qualidade.
O mirtilo surgiu no Brasil em 1983 e se adaptou muito bem ao clima mais ameno da região sul do país.

De sabor agradável e muito nutritivo, o mirtilo é gostoso para ser consumido puro e, também, é base para diversas receitas. Além disso, seu consumo traz diversos benefícios para o nosso organismo, como veremos a seguir.

Quais os benefícios do mirtilo?

O mirtilo é bem pouco calórico e rico em fibras e água. Sendo assim, um dos benefícios do mirtilo é auxiliar na perda de peso.

Ademais, ele rende um excelente suco concentrado para ser tomado no pré e no pós-treino, pois suas propriedades antioxidantes ajudam os tecidos musculares a se recuperarem mais rapidamente, diminuindo a fadiga e as dores musculares causadas pela atividade física.

Entretanto, os benefícios do mirtilo não param por aí, pois:

  • Ele contém capacidade anti-inflamatória e antioxidante que ajuda a proteger os tecidos hepáticos de inflamações, reduzem o acúmulo de gordura no fígado e previnem a tão temida fibrose hepática;
  • Atua como alimento para as bactérias boas da flora intestinal, pois contém antocianinas. Essas bactérias, como os lactobacilos e as bifidobactérias, auxiliam a fortalecer o sistema imunológico e ajudam na digestão dos alimentos;
  • O mirtilo possui proto antocianinas, que são compostos responsáveis por não deixar que as bactérias se alojem nas paredes dos órgãos do sistema urinário e causem infecções;
  • Ele possui fibras e polifenóis, que são substâncias antioxidantes que ajudam a reduzir o nível de colesterol ruim do sangue;
  • Por conter antocianina, o mirtilo ajuda a controlar a hipertensão e prevenir diversas doenças cardiovasculares;
  • Ele ajuda, ainda, a prevenir doenças cognitivas como o Alzheimer e a melhorar o desempenho intelectual.

Por todos esses motivos, incluir essa fruta em sua dieta e aproveitar todos os benefícios do mirtilo é muito vantajoso. E vamos te dar algumas sugestões de como consumi-lo, no tópico seguinte.

O mirtilo é pouco calórico e rico em fibras e água - Reprodução AdobeStock
O mirtilo é pouco calórico e rico em fibras e água – Reprodução AdobeStock

Como inserir o mirtilo em sua dieta?

Você pode não só consumir o mirtilo in natura, seja puro ou com outros alimentos, como também usá-lo no preparo de geleias, sucos, vitaminas e shakes que, como vimos, são ótimos para consumir antes e depois das atividades físicas.

Uma dica é incluir o mirtilo em seu cardápio do café da manhã, pois, além dele ajudar a trazer uma sensação de saciedade que dura por mais tempo, você também aproveita melhor as propriedades dele e melhora o seu rendimento no trabalho ou nos estudos.

Gostou de conhecer os benefícios do mirtilo? Então, compartilhe essas informações com seus amigos e familiares e ajude a popularizar essa fruta tão maravilhosa e nutritiva!

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