Quais as doenças transmitidas pela barata?

Confira as doenças que a barata pode transmitir para os humanos

0

Você já se perguntou quais são as doenças transmitidas pelas baratas? Pois saiba que esse inseto não é só asqueroso em sua aparência, mas também é um perigo para a saúde. Pensando nisso, hoje, nós do Brasil 123, trouxemos muitas informações e dicas sobre isso e o que podemos fazer para preveni-las

Quais as doenças transmitidas pela barata?

As baratas contém muitos patógenos em seus corpos, os quais elas podem transferir para alimentos, talheres, vasilhas, etc, quando transitam sobre eles. Então, esses patógenos, quando entram no corpo humano via oral podem causar uma série de doenças, como:

Febre tifóide

A febre tifóide é uma das mais comuns doenças transmitidas pela barata, principalmente em locais sem saneamento básico adequado. Essa doença é causada pela bactéria Salmonella typhi, que se aloja no corpo da barata quando ela passa por objetos contaminados e é transportada para outros objetos e alimentos que, por sua vez, contaminam outras pessoas.

Dentre os sintomas mais comuns da febre tifóide estão: febre alta, dores musculares e de cabeça, diarreia, calafrios e intenso cansaço.

Hepatite A

Causada pelo vírus VHA, a hepatite A é uma das doenças transmitidas pela barata. Afinal, sua transmissão acontece por meio de água e alimentos contaminados, inclusive por esses insetos, e por via oral-fecal.

Como a hepatite A é uma enfermidade que ataca o fígado, ela é potencialmente grave e os seus sintomas incluem: febre, diarreia, vômito, falta de apetite, perda de peso, cansaço extremo, dores musculares e amarelamento da pele e dos olhos.

Disenteria bacteriana

A disenteria bacteriana, popularmente conhecida como diarreia, é causada por bactérias como a Shigella e a Salmonella. E como a barata está constantemente transitando entre locais contaminados e no interior das casas, elas podem transferir esses microrganismos e causar a disseminação da doença.

Tuberculose

Muito pouca gente sabe, mas a tuberculose é uma das doenças transmitidas pela barata. Podendo evoluir para quadros graves e levar à morte, a tuberculose é causada por bactérias que atacam principalmente os pulmões.
Entretanto, ela também pode afetar os rins, cérebro, ossos e diversas outras partes do corpo.

Como prevenir o aparecimento de baratas?

A barata geralmente é atraída por alimento e abrigo, como quase todo ser vivo. Portanto, a melhor maneira de prevenir seu surgimento e se livrar do risco das doenças transmitidas pela barata, é eliminando essas coisas.

Sendo assim, manter a casa e as áreas externas limpas e organizadas é fundamental para evitar uma infestação por baratas. Além disso, mantenha suas lixeiras bem tampadas, não acumule entulho no quintal e não deixe restos de comida do seu pet espalhados.

Você pode, ainda, usar produtos químicos próprios para exterminar e repelir insetos. Mas, tome cuidado, pois esses produtos costumam ser altamente tóxicos.

É importante fazer a dedetização para eliminar de vez esses insetos - Reprodução AdobeStock
É importante fazer a dedetização para eliminar de vez esses insetos – Reprodução AdobeStock

Como desinfetar itens contaminados por baratas?

Você deve sempre lavar muito bem os utensílios de cozinha com água e sabão. Aliás, mesmo se eles estiverem guardados, lave-os antes de usar, principalmente os talheres.

Uma dica é usar uma solução de água e vinagre branco para limpar as superfícies da cozinha, do banheiro, borrifar as lixeiras, enfim, sanitizar todos os locais por onde podem ter passado esses insetos.

E aí, curtiu aprender quais as doenças transmitidas pela barata? Então, bote essas dicas em prática e não deixe que sua família corra riscos!

Avalie o Artigo:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.