Como baixar a febre rápido em crianças? Veja dicas especiais

Aprenda agora as melhores formas de controlar a febre nas crianças

0

A febre caracteriza-se pelo aumento da temperatura corporal, provocando significativas alterações no bem-estar da pessoa em estado febril. Mas quando a febre atinge os pequenos, os pais ficam logo preocupados. Saiba como baixar a febre rápido em crianças, veja dicas especiais aqui no Brasil 123.

Se os pais possuem uma criança esperta, muito animada e ativa e ela se encontra desanimada, fraca, sem fome e com aparência de desidratação, eles logo suspeitam de febre. E geralmente é esse mesmo o diagnóstico, que só pode ser confirmado ao aferir a temperatura com um termômetro.

Em um estado normal, a temperatura do corpo humano se encontra em torno de 37ºC, porém, quando o corpo é acometido por alguma infecção ou inflamação, é normal que a temperatura se eleve, devido às substâncias liberadas para tentar combater o agente invasor.

Como baixar a febre rápido em crianças?

Há alguns especialistas que acreditam que a febre ajuda a acelerar as reações imunológicas, afetando, dessa forma, a atividade dos agentes infecciosos. Outros dizem que a febre é apenas um sinal de alerta para que o organismo combata os agentes invasores.

Grande parte das pessoas se recupera da febre de forma natural, apenas esperando algum tempo para o sistema imune agir. Contudo, como a febre desencadeia uma série de sintomas ruins, muitas pessoas recorrem aos remédios. Porém, isso não é necessário.

Além disso, não é bom dar medicamentos para as crianças, pois seu organismo é mais frágil. Então, veja algumas dicas naturais para acabar com a febre rápido.

Compressas frias

A utilização de compressas frias em certas áreas do corpo é uma ótima medida contra a febre. Para isso, você pode utilizar uma toalha molhada ou uma bolsa térmica. Mas, lembre-se: utilize sempre água, não faça uso do álcool, pois a pele pode absorvê-lo e, dessa forma, causar intoxicação, especialmente em se tratando de crianças.

Outro ponto importante que se deve observar é que se a criança estiver se queixando de muito frio, sentindo-se mal quando entra em contato com a umidade, é bom evitar a utilização das compressas, uma vez que elas podem agravar seu estado.

Boa alimentação

A cada grau de temperatura que se eleva, o consumo de energia do corpo aumenta cerca de 12%. Por esse motivo, é fundamental se alimentar de forma adequada. Portanto, consuma alimentos nutritivos e de fácil digestão, para que o corpo não se esforce muito para realizar a digestão.

Repouso

A febre também faz com que o corpo gaste mais energia que o habitual. Sendo assim, é importante ficar de repouso para que o organismo não seja sobrecarregado com atividades físicas desnecessárias. Então, é bom não se esforçar muito sem necessidade.

O repouso é importante para não sobrecarregar o organismo - Reprodução AdobeStock
O repouso é importante para não sobrecarregar o organismo – Reprodução AdobeStock

Tomar um banho morno

Tomar um bom banho também é uma ótima opção para reduzir a temperatura corporal. Mas o banho não pode ser com água fria, mas água morna. Isso, além de diminuir a febre, relaxa o corpo. Para isso, deixe que a água escorra por todo o corpo por um tempo considerável.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.