PT exigiu criação de programa de renda básica em troca de voto em Baleia

Em entrevista, a presidente do partido, Gleise Hoffmann disse que o partido exigiu que o Congresso tome a iniciativa sobre a renda básica

1

O PT anunciou nesta segunda-feira (4) que o partido deverá votar no candidato do MDB, Baleia Rossi, para a presidência da Câmara dos Deputados. Em troca, o partido pediu que a Câmara tome a iniciativa para a criação de um programa de renda básica.

Quem disse isso foi a própria presidente do partido, Gleise Hoffmann. Em entrevista, ela disse que esse foi o primeiro ponto que o partido exigiu de Baleia. Ela disse, porém, que vai esperar para ver se o próprio Governo não vai criar esse programa.

No ano passado, o Governo Federal disse que criaria o programa Renda Brasil. Logo depois mudou o nome para Renda Cidadã. Mas no final das contas não ficou nada. Agora, cerca de 17 milhões de pessoas devem estar sem nenhuma renda depois do fim do Auxílio Emergencial.

Não se sabe ao certo o que o deputado Baleia Rossi acha disso. Fato é que ele tem o poder de decretar um estado de calamidade pública. Esse é o decreto que pode permitir a criação do Auxílio Emergencial no Brasil.

Rodrigo Maia, que é o atual presidente da Câmara e que apoia Baleia Rossi, já disse que é contra a prorrogação desse período de calamidade. De acordo com ele, isso pode acabar causando “desconfiança no mercado financeiro”.

Projeto de Renda Básica

O PT vem sofrendo muitas críticas porque declarou apoio para um deputado que votou pelo impeachment de Dilma Rousseff. Sobre isso, Gleise disse que o apoio do PT seria apenas uma “contenção de danos”, já que o candidato do outro lado é um aliado de Bolsonaro.

“Foi um debate duro. Estarmos apoiando o Baleia agora para essa eleição da mesa não quer dizer que nós achamos que eles não deram o golpe. Achamos que deram e que são responsáveis, inclusive, em grandíssima parte pelo que está acontecendo no Brasil. Inclusive a eleição do Bolsonaro”, disse ela

Leia Também:

1 comentário
  1. […] A manutenção do Auxílio está sendo um dos pedidos dos partidos de esquerda em troca do voto para Rossi. Em entrevista recente, a presidente do PT, a deputada Gleise Hoffmann, disse que exigiu a manutenção do Auxílio.  […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.