Projeto quer converter o BPC em uma pensão para dependentes

0

Um projeto em tramitação na Câmara dos Deputados quer transformar o Benefício de Prestação Continuada (BPC) em uma pensão. Tá difícil de entender? A gente explica. A ideia é simplesmente que o benefício ganhe mais uma função.

Então vamos para um exemplo: imagine que um idoso que recebe o BPC morre. Neste momento esse valor seguiria sendo pago pelo governo mas obviamente não para o beneficiário e sim para a pessoa que cuida do beneficiário.

Essa pessoa poderia ser um filho, um dependente ou mesmo um cuidador profissional. Seja como for, em todos esses casos, eles não poderiam receber remuneração. Assim, se o cuidador recebia um salário do idoso, então ele não poderia receber a pensão em questão.

Além disso, esse cuidador ou mesmo o membro da família teria que comprovar a baixa renda para ter o direito de receber a bolsa do Governo. caso contrário, também não receberia o dinheiro no final do mês. O autor do projeto é o deputado Alex Santana, do PDT do Maranhão.

De acordo com o projeto, não há qualquer tipo de regra que faça um impeditivo de idade. Assim, não importa se você tem menos ou mais de 18 anos. O importante é que você seja um dependente do beneficiário que morreu. Seja maior de idade ou não.

BPC em pauta

Recentemente uma MP do presidente Jair Bolsonaro causou polêmica justamente por causa do BPC. É que essa MP impediu mais uma vez mudanças nesse benefício. Assim, menos famílias irão poder entrar no benefício a partir deste ano.

O Governo, por sua vez, se explica dizendo que não tem mais dinheiro para fazer uma ampliação desses pagamentos. Nas redes sociais as pessoas se dividiram sobre a necessidade desse aumento de possibilidades para o programa.

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.