Produção industrial dos EUA sobe 0,4% em agosto, aponta Fed

Expectativas apontavam avanço ligeiramente maior no período; passagem do furacão Ida prejudicou setores importantes para a produção industrial

0

produção industrial dos Estados Unidos desacelerou em agosto. A saber, o indicador subiu 0,4% na comparação mensal. Esse resultado ficou abaixo do avanço de 0,8% registrado em julho. Aliás, o crescimento também ficou ligeiramente menor que o esperado pelos analistas (0,5%).

O Federal Reserve (Fed), banco central dos EUA, divulgou os dados nesta quarta-feira (15). De acordo com o Fed, a passagem do furacão Ida no sul do país no final de agosto limitou a produção industrial em 0,3 ponto percentual.

Em resumo, o furacão afetou setores importantes para a produção industrial dos EUA, como o petroquímico e a manufatura. No entanto, apesar dos problemas enfrentados, o setor ainda conseguiu avançar 0,2% na comparação com o mês anterior.

Em contrapartida, a atividade do setor de mineração caiu 0,6%. Isso também aconteceu devido às interrupções provocadas pelo furacão Ida. A propósito, essa atividade exclui a extração de petróleo e gás. Com o resultado, a produção manufatureira dos EUA ficou 1,0% maior que o nível registrado antes da pandemia da Covid-19.

Confira mais detalhes da produção industrial americana em agosto

Por falar na crise sanitária, a disseminação da Delta, variante mais transmissível já sequenciada do novo coronavírus, está reduzindo o ritmo de recuperação da economia global. Aliás, os Estados Unidos assumiram novamente a liderança do ranking global da média de mortes diárias. Lá, os óbitos voltam a se aproximar dos 2 mil por dia.

Também não há como deixar de citar os gargalos globais na cadeia de matérias-primas. A oferta segue limitada, afetando a recuperação das indústrias mundiais.

Por fim, a taxa de utilização da capacidade instalada subiu levemente em agosto. Em suma, o valor passou de 76,2% em julho para 76,4% no mês passado. Inclusive, o dado de julho foi levemente revisado de 76,1%.

Leia Mais: Dados da indústria e do varejo da China desaceleram em agosto

Veja Também:

Está "bombando" na Internet:

Acesse www.pensarcursos.com.br
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.