Produção de óleo e gás da Petrobras cresce 1,6% no 1º trimestre

Pré-sal responde por 72% de toda a produção da estatal no período; exportações de petróleo crescem 6,3% a ritmo anual, para 543 mil barris por dia

0

A Petrobras registrou um crescimento de 1,6% em sua produção de óleo e gás no primeiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2021. A saber, a produção diária da estatal alcançou a marca de 2,75 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/dia).

De acordo com a estatal, a expansão da produção no começo de 2022 foi impulsionada pela extração nos navios-plataforma (FPSO) Carioca e P-68, localizados nos campos de Sépia e de Berbigão e Sururu, respectivamente. Aliás, ambos estão no pré-sal da Bacia de Santos.

Além disso, houve menos paradas para manutenção, que acabam reduzindo a produção da estatal. A Petrobras ainda se beneficiou com a entrada em operação de novos poços no pós-sal na Bacia de Campos.

Em resumo, a produção de petróleo atingiu 2,2 milhões de barris por dia nos três primeiros meses deste ano. Esse valor corresponde a um aumento de 3,7% no comparativo trimestral e de 1,6% na base anual.

Da mesma forma, a produção de gás natural da Petrobras também cresceu em ambas as bases comparativas. A estatal produziu 526 mil barris de óleo equivalente ao dia (boed/dia) entre janeiro e março deste ano. O valor ficou 2,5% maior que o do trimestre passado e 0,6% superior à produção no primeiro trimestre de 2021.

Veja mais detalhes da produção da Petrobras no trimestre

Além disso, o relatório da empresa revelou que a produção no pré-sal respondeu por 72% de toda a produção da Petrobras no trimestre. Em suma, esse valor representa um recorde trimestral para o pré-sal.

Já as exportações de petróleo chegaram a 543 mil barris por dia nos três primeiros meses deste ano, alta de 6,3% no comparativo anual. Já em relação ao quarto trimestre de 2021, o crescimento foi ainda mais expressivo, de 23,4%.

A saber, a Petrobras produziu 39 mil boe/dia no exterior no primeiro trimestre. Esse montante representa uma queda de 13,3% na base anual.

Leia Também: Ministro da Economia diz que guerra na Ucrânia pode beneficiar o Brasil

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.