A poupança já não é sinônimo de rentabilidade há tempos. No entanto, a aplicação financeira mais tradicional do país alcançou um resultado bastante ruim em 2021. E os brasileiros que colocam dinheiro nesta aplicação financeira devem repensar suas ações, pelo menos se quiserem mais rentabilidade.
De acordo com um levantamento da provedora de informações financeiras Economatica, a rentabilidade real da poupança ficou negativa em 6,37% em 2021. A saber, a entidade chegou a esse valor após desconto da inflação, que encerrou o ano com uma variação acumulada de 10,06%.
Dezembro foi o 16º mês consecutivo de rentabilidade negativa da caderneta, ou seja, a última vez que a poupança teve uma rentabilidade real positiva foi em agosto de 2020. Além disso, o recuo anual foi o terceiro consecutivo, indicando que o poupador que deixa seu dinheiro na caderneta vem perdendo poder aquisitivo desde 2019.
Aliás, o retorno negativo da poupança em 2021 é o pior dos últimos 30 anos. Em suma, a aplicação financeira não apresentava um retorno tão ruim assim desde 1990, quando o rendimento real foi de -22,44%, descontada a inflação.
Alta dos juros no país não aumento rentabilidade da poupança
Vale destacar que nem mesmo as sete altas da taxa de juros do país, realizadas pelo Banco Central (BC), conseguiram aumentar a rentabilidade da poupança em 2021. Em suma, a decisão beneficia os ativos de renda fixa, como a caderneta, em detrimento de ativos da renda variável. Mas a inflação nas alturas não permitiu ganhos no ano.
De acordo com o BC, os saques da poupança superaram os depósitos em R$ 35,4 bilhões no ano passado. A saber, essa foi a terceira maior saída líquida de recursos da caderneta já registrada pela série histórica do BC.
O resultado foi completamente diferente do observado em 2020. Isso porque a pandemia da Covid-19 fez a poupança bater recorde com R$ 166,31 milhões em captação líquida em 2020. As preocupações em torno da crise sanitária fizeram os brasileiros pouparem bastante no ano.
Em contrapartida, a inflação elevada em 2021 fez muita gente usar seu dinheiro poupado. Por isso que houve uma forte saída líquida de recursos da poupança no ano passado.
Leia Mais: IBGE divulga última estimativa para safra nacional de grãos de 2021