Por que investir em renda variável? Conheça vantagens e riscos

Confira motivos para começar a investir em renda variável

0

A expressão renda variável já é de conhecimento de todos os investidores. Mas você sabe por que investir em renda variável? Quais são as vantagens e os riscos envolvidos? Estas são as perguntas que hoje, nós do Brasil 123 vamos responder para vocês.

Acompanhe este artigo até o final e tire suas dúvidas.

O que é renda variável?

vantagens e desvantagens de se investir em renda variável - reprodução unsplash
vantagens e desvantagens de se investir em renda variável – reprodução unsplash

A renda variável é identificada como sendo aquela que não garante ao investidor qual é o valor do seu ganho final. Sua característica principal é a imprevisibilidade dos resultados.

Possui alta volatilidade, que são justificadas pelas mudanças no mercado que podem ser causadas pela taxa de juro ou pelo cenário político do momento. Dessa forma, esse tipo de investimento pode acarretar ganhos exorbitantes ou grandes perdas.

Assim, são exemplos de renda variável: fundos de investimentos e cambiais, bolsa de valores, ouro, criptomoedas, COE, crowdfunding, robôs de investimento, entre outros.

Quais são as vantagens de investir em renda variável?

Existem muitas vantagens para investir em renda variável. Entre elas:

  • Grande probabilidade de maximizar os lucros. Apesar de ser imprevisível, os ganhos na renda variável podem ser muito altos.
  • Apresenta várias formas de prazo de vencimento dos títulos: curto, médio ou longo prazo. Além de aplicações em day trade, que podem ser finalizados em somente um dia. Dessa forma, sempre que os juros forem altos, é possível realizar aportes financeiros.
  • Quando você compra ações de grandes empresas, você se torna sócio, tendo os mesmos direitos, inclusive de votação nas assembleias gerais das empresas.
  • Está voltada principalmente para o perfil de investidor agressivo, que buscam alta rentabilidade, independente da segurança existente.
  • É mais vantajosa para investimentos a longo prazo.
  • Possui um maior leque de possibilidades como investimentos em câmbio e em criptomoedas.
  • O investidor pode comprar e vender ativos utilizando o home broker, que é um sistema online onde os investidores podem fechar negócios de compra e venda com segurança e agilidade.

Quais são os riscos de investir em renda variável?

Os riscos envolvidos nos investimentos em renda variável são grandes. Entre eles:

  • Grandes oscilações nos investimentos, principalmente em investimentos a curto prazo. Assim, aumentando as possibilidades de alta rentabilidade, também são altas as possibilidades de obter prejuízos.
  • Alta exposição ao risco.
  • Alto custo de operações, pois depende muito do aporte financeiro realizado e da corretora de investimentos escolhida.
  • As operações em renda variável são mais complexas, exigindo a presença de um gestor de investimentos, para evitar que as perdas sejam maiores, ou maiores conhecimentos.
  • A rentabilidade é muito imprevisível, mas os ganhos têm possibilidades de serem altos.
  • Não possui a segurança do FGC (Fundo Garantidor de Crédito)

Portanto, agora que você já sabe sobre as vantagens e desvantagens de investir em produtos de renda variável, faça a sua escolha!!!

Como dica, se a sua opção for investir em renda variável, aja com critérios e com segurança. Avalie o comportamento dos seus investimentos, considerando as possibilidades de crescimento futuro.

Não se esqueça:

A palavra-chave é diversificação de carteira, ou seja: “divida os ovos em diferentes cestas”.

Avalie o Artigo:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.