Pessoas com diabetes podem comer frutas?

0

A diabetes é caracterizada pela falta de insulina no organismo, causando um aumento de glicose no sangue. A pessoa com diabetes deve seguir uma dieta com alimentos que ajudem a controlar os níveis de açúcar. Sendo assim, diabéticos podem ingerir frutas?⠀

A resposta é sim! As frutas são liberadas para pessoas com diabetes, desde que o consumo seja em pequenas quantidades para não estimular o aumento de açúcar no sangue.

Tipos de diabetes

  • Primeiramente, diabetes tipo 1 (DM1) é geralmente diagnosticada em crianças e jovens adultos. Nela, o corpo realiza um ataque contra as próprias células beta do pâncreas, que deixam de produzir insulina e chamamos isso de ataque autoimune. Cerca de 5% das pessoas com diabetes têm diabetes tipo 1.
  • Tipo 2 (DM2) é a forma mais comum de diabetes. Há resistência aos efeitos da insulina ou não produz insulina suficiente para manter a glicemia regulada.
  • Gestacional. Como o corpo da mulher aumenta, pode ser que o pâncreas não consiga produzir insulina suficiente para a mãe e o bebê neste período.  Há o aumento dos níveis de glicose no sangue durante a gravidez pela primeira vez na vida da mulher.
  • Diabetes tipo LADA: Muitas vezes chamado de Diabetes 1 e ½ (um e meio), pois acaba sendo um surgimento tardio do diabetes tipo 1. Diagnosticado, normalmente, em pessoas acima de 35 anos de idade.
  • Por fim, tipo MODY: Acontece quando a produção ou a ação da insulina ficam prejudicadas pela mutação de um ou uma série de genes.

Quais frutas uma pessoa com diabetes pode consumir?

Frutas frescas, principalmente ricas em fibras, são as melhores. A exemplo, a banana prata, tangerina, pera, maçã, melão, morango, ameixa, goiaba vermelha e kiwi. Já as frutas ricas em carboidratos não são recomendadas. São elas: abacaxi, mamão formosa, uva passa, melancia e caqui.

Fica a dica

Nesse sentido, uma dica para evitar o aumento rápido da glicemia é consumir as frutas com alimentos ricos em fibras, proteínas ou gorduras boas. A exemplo, castanhas e queijo, ou na sobremesa de refeições que contenham salada, como o almoço ou o jantar.

Por fim, veja também: Diabetes tipo 1 e suas principais características.

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.