Pesquisa Datafolha mostra que Lula mantém distância sobre Bolsonaro; veja os números

O levantamento mostra que o ex-presidente Lula continua com uma boa vantagem sobre o atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro. São 18 pontos percentuais de vantagem

0

O jornal “Folha de S.Paulo” publicou na noite desta quinta-feira (28) a pesquisa feita pelo instituto DataFolha sobre as intenções de votos para a eleição presidencial marcada para outubro deste ano. O levantamento mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua com uma boa vantagem sobre o atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL).

Conforme o DataFolha, Lula tem 47% das intenções de voto na corrida pelo Palácio do Planalto, contra 29% do atual presidente, ou seja, uma diferença de 18 pontos percentuais. Além de Lula e Bolsonaro, outros candidatos como Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), André Janones (Avante), Pablo Marçal (Pros) e Vera Lúcia (PSTU) pontuaram na pesquisa,

Diferentemente de Felipe d’Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), José Maria Eymael (Democracia Cristã) e Luciano Bivar (União Brasil), que não conseguiram pontuar na pesquisa, que tem  uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou menos e ouviu 2.556 pessoas pessoalmente entre terça-feira (26), quarta-feira (27), e esta quinta (28).

ELEIÇÕES 2022 - candidatos - tse
Segundo o levantamento, hoje, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva continua na frente do presidente, Jair Bolsonaro. (Foto: reprodução)

De acordo com informações do jornal “Folha de S.Paulo”, o levantamento, que foi encomendado pela publicação, foi registrado na Justiça Eleitoral com o número BR-01192/2022 e tem um nível de confiança de 95%.  Abaixo você confere os percentuais que cada candidato conseguiu na pesquisa referente ao primeiro turno:

  •  Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 47%;
  •  Jair Bolsonaro (PL) – 29%;
  •  Ciro Gomes (PDT) – 8%;
  •  Simone Tebet (MDB) – 2%;
  •  André Janones (Avante) – 1%;
  •  Pablo Marçal (Pros) – 1%;
  •  Vera Lúcia (PSTU) – 1%;
  •  Brancos e nulos – 6%;
  •  Indecisos – 3%.

Destaques da pesquisa do Datafolha

A pesquisa do Datafolha mostrou alguns dados importantes, como o aumento de três pontos percentuais de Bolsonaro com relação ao público que ganha até dois salários mínimos. Com isso, Bolsonaro chegou aos 23% das intenções de votos, contra 54% de Lula.

Bolsonaro também aumentou seus números entre as mulheres. Hoje o atual presidente tem 27% das intenções de votos, seis a mais do que no levantamento feito em junho. Lula tem 46%.

Se entre as pessoas que ganham até dois salários mínimos e entre as mulheres quem registrou uma alta foi Bolsonaro, quando o assunto são os homens, o resultado é diferente. Isso porque, dentre as pessoas deste gênero, quem registrou uma alta foi Lula, que ganhou quatro pontos e hoje soma 48%. Bolsonaro tem 32%.

Leia também: ‘Não é mais viável’, diz Ciro Gomes sobre apoio a Lula em eventual 2º turno

5/5 - (1 vote)

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.