Pagamento de conta de consumo no cartão de crédito; vale a pena?

0

Muitas pessoas ainda não sabem, mas naquele mês em que as despesas apertarem é possível recorrer a uma alternativa. Trata-se do pagamento de contas de consumo com o cartão de crédito, como boletos de energia, água, internet e telefone. 

 

Pagamento de conta de consumo no cartão de crédito; vale a pena?
Pagamento de conta de consumo no cartão de crédito; vale a pena? (Imagem: Reprodução/Google)

 

Há tempos esta possibilidade foi incluída nas plataformas digitais de uma série de instituições financeiras, serviço que tem sido gradativamente descoberto pelos consumidores. Esta proposta também auxilia na redução da inadimplência do país, tendo em vista que os cidadãos passaram a se preocupar mais em manter o pagamento dos cartões de crédito em dia devido aos altos juros cobrados. 

O processo funciona como uma cadeia, um fator influencia o outro. Para ter uma noção melhor da situação financeira dos brasileiros, o Serasa Experian apurou que 63,2 milhões de brasileiros possuíam dívidas em atraso no mês de abril de 2019, o correspondente a 40,4% da população na época. Este número consiste em dois a cada cinco adultos inadimplentes. 

Em contrapartida, uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil e o portal Meu Bolso Feliz, identificou cerca de 52 milhões de usuários de cartão de crédito no país, quase alcançando o número de inadimplentes. Ao analisar estes dados, nota-se que a possibilidade de recorrer ao cartão de crédito para manter as contas em dia realmente se tornou uma opção viável em casos de necessidade. 

Mas é preciso ter em mente que o serviço não é gratuito, de maneira que, as taxas e juros aplicadas no final da transação podem mostrar que o procedimento deixa de ser vantajoso em alguns casos, gerando uma despesa superior a ser quitada com o passar do tempo. Isso porque, a cada conta de consumo paga no cartão de crédito, é gerada a cobrança de uma tarifa, além de possíveis encargos como os juros e o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). 

O cartão de crédito é uma maneira de concentrar as despesas em um só lugar e se preocupar com apenas uma data de vencimento, embora as contas de consumo como água, energia e internet possam vencer em datas diferentes. Existe um detalhe que deve ser observado, contas pagas nos finais de semana normalmente são agendadas e compensadas no próximo dia útil.

No que compete às taxas de juros, é preciso tomar conhecimento sobre os percentuais cobrados pela bandeira e categoria do cartão, bem como da plataforma de pagamentos. Isso porque, a cada dia que passa, novas plataformas de pagamento online surgem no mercado financeiro com o objetivo de intermediar as transações entre consumidor, bandeira e instituição financeira. E diante da amplitude dos serviços prestados, costumam cobrar as próprias tarifas.

Mas é preciso se atentar, pois nem toda conta pode ser paga com o cartão de crédito. É o caso das faturas de cartões de crédito do mesmo banco, contas de pessoas jurídicas e contas de terceiros. Os bancos e demais instituições financeiras também costumam estabelecer uma quantia máxima do crédito que pode ser comprometida no pagamento das contas de consumo, ou quantidade de contas que podem ser pagas com o mesmo cartão de crédito. 

Veja Também:

Está "bombando" na Internet:

Acesse www.pensarcursos.com.br
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.