O que é higiene do sono e como realizar

Descubra o que é a higiene do sono e veja como dormir melhor

0

Seus hábitos diários definem quem você é, portanto, saiba o que é higiene do sono e como realizar. Afinal, isso pode ter grande impacto na sua vida já que um sono saudável contribui para combater a insônia. Confira tudo aqui no Brasil 123.

O nome higiene do sono está relacionado à prática e hábitos que melhoram a qualidade do sono e isso colabora para um bom adormecimento. Então, veja abaixo como realizar uma higiene do sono adequada a partir de hoje e ter os benefícios que um bom descanso oferece para sua vida.

Crie uma rotina do sono

Criar uma rotina é o primeiro passo para realizar uma higiene do sono eficiente, afinal, ter hora para deitar e levantar todos os dias é algo muito importante para quem deseja descansar melhor e adequar o corpo ao sono. Essa rotina deve manter até mesmo durante os finais de semana e nas férias. Já que não podemos negligenciar o cuidado com o descanso, independente de qual a época do ano.

Diminua o consumo de cafeína

Bebidas como café, chá e refrigerantes que contenham cafeína na composição devem evitar para realizar uma higiene do sono adequada. Afinal, a cafeína é conhecida por ser um estimulante e o consumo dessa substância deve ser evitado em excesso. Principalmente durante os horários que foram reservados para sua rotina de sono.

Evite bebidas alcoólicas

A bebida alcoólica é ainda mais prejudicial para a higiene do sono. Já que ela pode até causar o sono no momento em que está fazendo efeito no organismo. Mas algumas horas depois elas agem como estimulantes e aumentam a chance de despertar durante a noite.

Além disso, bebidas alcoólicas podem ser muito prejudiciais ao organismo como um todo e devem ser evitadas a todo custo para quem deseja ter uma rotina mais saudável no dia a dia.

Não deite sem sono

Para criar uma higiene do sono eficiente, não se deite até que tenha sono e, mesmo que seja seu horário de dormir, levante caso o sono demore mais de 20 minutos para chegar. Levante, leia um livro e ocupe sua mente até que ele apareça naturalmente pelo cansaço dos olhos e, depois disso, deite-se para dormir.

Crie um ambiente adequado

Crie um ambiente confortável que induza ao sono, ou seja, deixe o quarto escuro, a cama confortável e valorize o silêncio para dormir melhor. Além disso, mantenha a televisão desligada, celular longe da cama e, se possível, coloque um som de fundo que proporciona uma qualidade acústica voltada para o sono.

Criar um ambiente confortável que induz o sono é muito importante - Reprodução AdobeStock
Criar um ambiente confortável que induz o sono é muito importante – Reprodução AdobeStock

Esqueça o relógio

Manter o celular longe da cama é importante para que o relógio caia no esquecimento. Já que o monitoramento de quanto tempo falta para acordar ou quanto tempo levamos para adormecer é algo estressante e piora muito a qualidade do sono.

Não consuma alimentos pesados antes de dormir

Alimentos ricos em gorduras antes de dormir devemos evitar para realizar uma higiene do sono ideal. Já que eles podem causar indigestão enquanto dorme e causar a temida insônia. Portanto, consuma apenas refeições leves antes de ir para cama.

Avalie o Artigo:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.