O que é caxumba: veja dicas de como tratar a doença

Saiba mais sobre os cuidados necessários para tratar a caxumba

0
As dicas de como tratar caxumba que separamos abaixo têm o objetivo direto de reduzir os sintomas, já que ainda não existe nenhum método científico comprovado para curar essa doença. Afinal, o uso de medicamentos como o paracetamol ou ibuprofeno é indicado para reduzir dores e a febre que essa doença causa. Veja aqui no Brasil 123, o que é caxumba e como tratar caxumba.
As principais recomendações médicas de como tratar caxumba são: repouso e alimentação pastosa, ou seja, sopas, sucos e cremes, por exemplo.
Como não existe nenhum tratamento indicado especialmente para caxumba, a pessoa deve ficar em casa. Mas caso apresente sinais de que a dor e a febre está aumentando, a busca por um hospital é muito importante. O médico deve avaliar e injetar medicação diretamente na veia, caso seja necessário.

Conheça os sintomas e veja dicas de como tratar caxumba

Conhecida como papeira, a caxumba é uma infecção causada por um vírus que transmite facilmente pela inalação de gotículas de saliva presente no ar, seja durante um acesso de tosse de uma pessoa, seja durante uma simples conversa com uma pessoa infectada, mas que não apresente sintomas.
Os principais sintomas para se identificar quem está com caxumba é o aumento das glândulas salivares, abaixo da mandíbula, além de dor de cabeça forte, febre, mal estar, fadiga. Mas, como você deve saber, o inchaço na parte inferior da mandíbula ou pescoço são as principais
indicações de que uma pessoa está com caxumba.

Tome remédios

Vale lembrar que não existe cura específica para caxumba, portanto, os remédios são para alívio das dores e redução da febre.
Portanto, aposte em Paracetamol, Tylenol, Ibuprofeno, Prednisona e quaisquer outros medicamentos que causam efeito comprovado para alívio das dores mais fortes.

Beba muita água e descanse

Se você está com caxumba, saiba que esse não é o momento para você continuar cuidando da sua casa, portanto, fique sempre deitado e beba bastante água. Além disso, se possível, consuma água de coco, essa bebida é ideal para garantir a recuperação, ela hidrata mais do que água potável.
O repouso e alimentação pastosa são muito importantes para a recuperação - Reprodução AdobeStock
O repouso e alimentação pastosa são muito importantes para a recuperação – Reprodução AdobeStock

Alimentação pastosa

Durante o processo de recuperação da caxumba, uma das dicas é o consumo de alimentos pastosos, como sopas e caldos por exemplo. Portanto, nada de alimentos sólidos como é natural do cotidiano.
Fique deitado e levante apenas para se alimentar com sopas e canjas, pois a mastigação e a deglutição podem trazer problemas por causa das glândulas salivares que estão inchadas, causando ainda mais dor durante a alimentação.
Portanto, reduza quaisquer alimentos sólidos de sua dieta, por mais macios que eles sejam. Visto que o organismo produzirá saliva para digerir essa comida dentro da boca e isso causará ainda mais dor por causa da infecção.

 

Por fim, agora que você já conhece um pouco mais sobre a caxumba. Será capaz de se alertar caso apareça algum sintoma, em você ou alguém próximo, para amenizá-lo. Sendo assim, alerte-se e previna-se desse vírus que pode ser contagioso.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.