O que é BDR e como investir

Conheça agora o BDR e veja se é uma boa opção para investir seu dinheiro

0

Existem muitas opções de investimento no mercado financeiro e é necessário que você tenha conhecimento de todas as formas de investimento para fazer sua escolha de forma assertiva. BDR é mais uma opção de investir o seu dinheiro. Por isso que hoje, no Brasil 123, nós vamos ensinar o que é BDR e como investir.

O que é BDR?

BDR é a abreviação de Brazilian Depositary Receipts, em livre tradução Recibos Depositários Brasileiros. Assim, representam ações de empresas estrangeiras que podem ser compradas por investidores brasileiros na Bolsa de Valores, a B3. Desta forma, os investidores brasileiros poderão investir em empresas de outras Bolsas de Valores do mundo, sendo a mais utilizada a Bolsa dos Estados Unidos.

Quais são as principais categorias de BDRs?

Este é um assunto que causa muita dúvida entre os investidores. Vamos entender então.
Existem os BDRs Patrocinados e Não Patrocinados.

Os BDRs Não Patrocinados, significam que as instituições depositárias (que compram e “guardam” as ações) realizam esta operação de maneira autônoma.
Já os BDRs Patrocinados ocorrem quando a empresa estrangeira que emite as ações, “guarda” as ações, fazendo assim, a organização de todo o processo.

Vamos ver um exemplo:

A Amazon negocia suas ações na Bolsa de Valores dos Estados Unidos e pode possuir como organização:

  • Um BDR que representa as ações da Amazon no Brasil e é organizado pela própria empresa Amazon, sendo um BDR Patrocinado.
  • Um BDR que organiza as ações da Amazon no Brasil e é organizado por uma instituição depositária, sendo um BDR Não Patrocinado.
O BDR representa ações de empresas estrangeiras que podem ser compradas por investidores brasileiros - Reprodução AdobeStock
O BDR representa ações de empresas estrangeiras que podem ser compradas por investidores brasileiros – Reprodução AdobeStock

Como investir em BDRs?

Para você investir em BDRs na B3, o investidor precisa seguir 3 etapas fundamentais:

1ª Etapa: Escolher uma corretora de valores mobiliários

Antes de tudo, a corretora de valores mobiliários escolhida pelo investidor, irá abrir uma conta. Prefira, portanto, aquelas que não cobram taxas pela manutenção da conta, ou que tenham taxa de corretagem zero.

2ª Etapa: Faça a transferência de aportes financeiros para esta conta

Essa transferência ocorre da mesma maneira que você realiza aportes financeiros para qualquer tipo de investimento.

3ª Etapa: Escolha o BDR que você deseja investir

A escolha do BDR que você decide investir ocorre a partir do seu respectivo ticker, ou seja, pelo código-símbolo de cada ativo que é negociado na B3.
No BDR, o código-símbolo é sempre uma sequência de 4 letras maiúsculas, seguidas pelo número 34. Por exemplo, no caso do BDR da Google, o ticker é GOGL34.

Os BDRs que possuem maiores investimentos no Brasil são:

  • Google – GOGL34
  • Amazon – AMZO34
  • Disney – DISB34
  • Apple – AAPL34.

Seu corretor de investimentos informará o ticker de cada empresa existente para compra, que são mais de 700. Em seguida, escolha o BDR de sua preferência e confirme o valor do aporte financeiro para investimento, além de confirmar a operação.

Não esqueça: o BDR é um investimento de renda variável, portanto analise o seu perfil de investidor antes de optar por investir no ativo.

Outra questão, por fim, é ter conhecimento e maiores informações sobre as opções de BDR, avaliando seu desempenho nos últimos tempos. Além disso, avalie a segurança que a empresa oferece em questões de balanços financeiros e credibilidade.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.