O que é a tosse alérgica e como tratar

Descubra agora o que é a tosse alérgica e quais os tratamentos adequados para esse problema

0

Em climas mais frios as pessoas costumam apresentar alguns sintomas que incluem a tosse e/ou outros sintomas gripais. Mas a tosse não está presente somente em casos de gripe, ela também pode ser provocada devido ao contato com uma substância alergênica. Entenda aqui no Brasil 123, o que é a tosse alérgica e como tratar.

A tosse alérgica surge, geralmente, nos períodos de primavera e outono, mas pode se manifestar também no inverno. Isso porque nesse período do ano os ambientes ficam mais fechados, promovendo, dessa forma, o acúmulo de compostos alergênicos no ar.

O que é a tosse alérgica?

A tosse alérgica se caracteriza por uma tosse de aspecto seco e persistente. Ela ocorre sempre que o indivíduo entra em contato com a substância responsável por causar a alergia, podendo ser: poeira, pelo de animais – como gato ou cachorro – e pólen de plantas, por exemplo.

Ela é causada pela irritação que a substância alergênica provoca nas vias aéreas ou pulmões, sendo, dessa forma, um tipo de alergia respiratória. Ocorre que quando o organismo entra em contato com esses compostos são ativadas algumas células que desencadeiam a produção de anticorpos do tipo IgE. Eles são responsáveis, então, por desencadear a reação inflamatória que resulta na tosse.

O que causa a tosse alérgica?

Como dito anteriormente, a causa da tosse alérgica está associada às substâncias alergênicas responsáveis por provocar alergia respiratória, como: poeira e pólen das plantas.

Mas existem outras substâncias e compostos que podem causar esse problema, como: a presença de fungos no ambiente, pelos e penas de animais, perfumes, cloro presente em piscina, fumaça de cigarro, dentre outros. Além disso, é comum que os indivíduos que apresentam tosse alérgica tenham também rinite ou sinusite.

Sintomas 

Geralmente, a tosse alérgica se caracteriza por uma tosse seca que ocorre de forma persistente e irritativa. Sendo assim, é um tipo de tosse que não apresenta nenhum tipo de secreção, que acontece diversas vezes durante o dia e se acentua ainda mais no período da noite. Além disso, quando essa tosse começa, dá a sensação de que não vai se interromper.

Contudo, alguns indivíduos podem possuir tosse alérgica e não terem noção disso. Sendo assim, se você possui uma tosse seca e que persiste, é fundamental recorrer ao alergista para obter o diagnóstico. Além disso, se seus pais possuem essa condição, é mais provável que você seja tenha também.

A tosse pode durar por até três semanas quando está em sua fase aguda. Já a tosse subaguda dura por um período de 3 a 8 semanas. Ainda, a tosse crônica pode perdurar por um período superior a 8 semanas. Se você sofrer com esse problema por mais de 3 semanas é fundamental consultar com um especialista.

Pólen, pelos de animais e poeira são fatores que geram a tosse alérgica - Reprodução AdobeStock
Pólen, pelos de animais e poeira são fatores que geram a tosse alérgica – Reprodução AdobeStock

Como tratar tosse seca?

Para realizar o tratamento de tosse alérgica é primordial conhecer a sua causa. Sendo assim, o primeiro passo é evitar o contato com a substância que causa a alergia. Além disso, é possível fazer uso de um anti-histamínico para aliviar os sintomas.
A ingestão de água também é fundamental, mas o médico é quem indicará o melhor tipo de tratamento para o seu caso.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.