Novo RG começa ser emitido; veja o que muda e como fazer

O estado inicia a emissão do novo modelo da Carteira de Identidade

0

Começou nesta terça-feira, 26 de julho de 2022, a emissão do novo modelo do documento de identidade no Brasil, a Carteira de Identidade Nacional (CIN). O primeiro estado a emitir o Novo RG é o Rio Grande do Sul. A previsão é de que em breve os estados de Acre, Goiás, Minas Gerais e Paraná, além do Distrito Federal, comecem a disponibilizar a emissão do documento.

A princípio, o Novo RG será disponível apenas para os cidadãos que estiverem realizando a primeira via do documento, sendo necessária a apresentação do número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

Os cidadãos que não possuírem ainda o CPF, ou que o mesmo conter informações divergentes, poderão emitir a carteira de identidade no modelo antigo. Caso prefiram aguardar, poderão regularizar a situação cadastral do CPF para posteriormente emitir o Novo RG.

Qual o objetivo do Novo RG?

O novo modelo da carteira de identidade tem como objetivo unificar o número de identificação em todas as unidades federativas do Brasil, por meio do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Ou seja, o número do CPF passará a ser o único número de registro geral, validado em todo o país, visto que a emissão do registro geral era feita, até então, por cada órgão estadual responsável, sendo diferente em cada região brasileira.

Características do Novo RG

A Carteira de Identidade Nacional terá validações biográficas e biométricas antes de sua emissão.

Dentre outras informações, o Novo RG terá:

  • Autenticação por QR Code; 
  • Biometria obrigatória;
  • Identificação de doador de órgãos;
  • Naturalidade;
  • Grupo sanguíneo e fator RH.

Outro fator importante é que a CIN deverá ser aceita como documento em viagens em países do Mercosul, pois segue o padrão internacional.

Imagem do novo modelo de Carteira de Identificação Nacional. Fonte: Reprodução da internet

Como emitir o Novo RG?

A adesão ao novo modelo de CIN vem sendo gradual. No entanto, o Governo Federal estabeleceu o prazo final de implantação em todo o país até março de 2023.

Para a emissão do Novo RG o cidadão deverá apresentar – no posto de atendimento já autorizado – a certidão de nascimento ou de casamento, em formato físico ou digital.

Confira o passo a passo na imagem a seguir:

Passo a passo para a emissão. Fonte: Governo do Brasil

Emissões no Rio Grande do Sul

De acordo com o portal G1, no Rio Grande do Sul as emissões do Novo RG iniciaram hoje, em Porto Alegre, no Posto de Identificação do Instituto-Geral de Perícias (IGP), na Avenida Azenha, número 255. O atendimento será feito em ordem de chegada, sendo o atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

 

Leia também: Confira o ranking das 10 melhores empresas para trabalhar no Brasil

5/5 - (2 votes)

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.