NEOE3 é uma boa aposta?

0

A companhia Neoenergia trabalha na área de energia elétrica. A atuação de NEOE3 é bem diversificada. A empresa atua na geração, distribuição, comercialização e transmissão. Será que NEOE3 é uma boa aposta?

Dividendos de NEOE3

Nos últimos 12 meses o dividend yield de NEOE3 alcançou os 2,3% (considerando o atual valor da ação, R$ 17,62).

O nível dos dividendos não é dos piores, mas também não é dos melhores, está na média. Vale destacar que NEOE3 registrou o seu IPO em 2019, portanto o histórico de dividendos não será mais amplo.

Ao realizar uma breve pesquisa no site Fundamentus identifiquei que a companhia vem pagando dividendos e juro sobre o capital próprio aos seus acionistas desde 2019.

Portanto, dentro dos dois anos de existência da companhia na bolsa, a mesma vem distribuindo os lucros aos seus acionistas.

Principais indicadores

Além das distribuições nós vamos conferir alguns indicadores, dentre eles nós temos;

  •         P/L – 8,86
  •         Margem. Líquida – 8,7%
  •         Liquidez Corrente – 1,26
  •         Dívida Bruta/ Patrimônio – 1,28

O preço da ação dividido pelo lucro por ação está em um bom nível. Boa parte das companhias que foram analisadas no site, referentes a área de energia, contam com um P/L abaixo de 10. NEOE3 não foge disso.

A margem líquida por sua vez está ligeiramente baixa (analisando as outras empresas do setor). Mas não é a pior, por exemplo. Em comparação a NEOE3, a LIGT3 vem registrando prejuízo no acumulado de 12 meses.

A liquidez corrente está boa. Não é das melhores, mas a companhia possui disponibilidades para cobrir suas obrigações. Já a dívida está elevada, mas dentro da “média” do setor.

Ao conduzir uma comparação entre outras companhias do setor, principalmente aquelas já avaliadas no site, eu vejo que NEOE3 não é uma empresa ruim, mas os indicadores não são dos melhores. Por isso que não acredito que NEOE3 seja uma boa aposta. 

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.