Não recebeu o PIS/PASEP? Veja como CONTESTAR

Em 2023, cerca de 23 milhões de trabalhadores recebem o PIS/PASEP, com um investimento de aproximadamente R$ 24,4 bilhões.

Assim, na última segunda-feira, 17, um novo lote foi liberado para quatro grupos diferentes, distribuindo o valor de R$ 4,71 bilhões.

Confira tudo o que você precisa saber sobre o PIS/PASEP a seguir.

PIS/PASEP 2023

Vale ressaltar que a Caixa Econômica Federal (CEF) e o Banco do Brasil (BB) são responsáveis pelo pagamento do PIS/PASEP.

Dessa forma, o PIS é para funcionários de empresas privadas e o PASEP é para militares e servidores públicos.

Ademais, no novo lote do PIS/PASEP liberado no início desta semana, além dos quatro grupos previstos para receber na segunda-feira, 17, outros trabalhadores também foram contemplados. Assim, os grupos incluem os nascidos em maio e junho, bem como os servidores cuja inscrição termina em 2 e 3.

Não recebi o abono. E agora?

Alguns trabalhadores que nasceram entre janeiro e abril não receberam o PIS/PASEP na data prevista do calendário de pagamento devido a problemas no sistema. Desse modo, precisou-se revisar o abono salarial antes da liberação.

Ademais, muitos trabalhadores não conseguiram sacar o benefício, mas é possível contestar o saldo não liberado se todos os critérios de elegibilidade forem atendidos.

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Quem pode receber o próximo lote do PIS/PASEP?

Para receber o PIS/PASEP, é necessário cumprir os critérios de elegibilidade no ano de referência. As regras não foram alteradas nos últimos anos e incluem:

  • Inscrição nos programas há pelo menos cinco anos;
  • Trabalhou formalmente com carteira assinada por pelo menos 30 dias consecutivos ou não;
  • Recebeu até dois salários mínimos;
  • Ter os dados trabalhistas informados e atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Muitas pessoas pensam que só precisam ter trabalhado alguns meses durante o ano para receber o PIS/PASEP, mas, na verdade, é necessário ter, pelo menos, cinco anos de carteira assinada, consecutivos ou não.

Além disso, o trabalhador só poderá receber o primeiro abono após cinco anos de inscrição no programa, mesmo que cumpra todos os outros requisitos.

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Como consultar?

Aplicativo Caixa Trabalhador:

  • Baixe e instale o aplicativo Caixa Trabalhador (Android/IOS);
  • A seguir, faça login usando seu CPF e senha;
  • No menu, selecione “Meu NIS” para consultar o número do NIS/PIS;
  • Por fim, escolha a opção “Consultas” para verificar o saldo do abono salarial.

Aplicativo Carteira de Trabalho Digital:

  • Baixe e instale o aplicativo Carteira de Trabalho Digital (Android/IOS);
  • Clique em “Entrar”;
  • Faça login com sua conta Gov.br, usando o número do seu CPF;
  • A seguir, escolha a opção “Contratos” para ver todos os contratos registrados na sua CTPS;
  • Clique no ícone “+” próximo ao nome da sua empresa atual;
  • Confira o seu número do PIS/PASEP;
  • Por fim, para verificar se você tem direito ao abono salarial, selecione a opção “Benefícios” no menu principal.

FGTS:

  • Instale o app FGTS (Android/IOS);
  • Faça o login utilizando seu CPF e senha;
  • Responda o questionário de verificação da conta;
  • Após efetuar o login, selecione a opção “Mais” no menu principal;
  • Selecione a opção “Endereço e dados pessoais”;
  • Confira o seu número do PIS/PASEP.

Meu INSS:

  • Acesse o site Meu INSS;
  • Clique em “Entrar com gov.br”;
  • Faça o login com sua conta Gov.br, usando seu número de CPF;
  • Selecione a opção “Meu Cadastro”;
  • Por fim, verifique seu número de PIS/NIT.

Como contestar o PIS/PASEP que eu não recebi?

Se você tem direito ao PIS/PASEP e não recebeu o pagamento, não precisa se preocupar. Assim, saiba que é possível tentar recuperar o dinheiro.

Desse modo, a orientação é entrar em contato com o Ministério do Trabalho e Emprego através de canais como o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, o portal Gov.br ou a central Alô Trabalhador pelo número 158 para esclarecer as dúvidas.

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Izabella Gramacho

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