Maturidade emocional: o que você aprende ao adquiri-la

Veja lições trazidas pela experiência e pela maturidade emocional

0

Ser maduro emocionalmente significa lidar com as suas emoções utilizando a Inteligência Emocional. Muitas vezes, esta maturidade vem com o tempo e, quanto mais ele passa, mais uma pessoa sabe controlar as suas emoções. Contudo, é possível adquirir a maturidade emocional mesmo sendo uma pessoa jovem. Isso acontece porque ela advém das experiências vividas e da forma como elas são interpretadas por cada um. Veja, abaixo, alguns aprendizados que indicam que você já tem maturidade emocional.

Veja essa lista de cuidados que toda mulher deve ter consigo mesma

Você entende que as pessoas devem estar próximas porque querem

Uma pessoa que tem maturidade emocional não tenta forçar as outras a estarem com ela. Isso porque ela entende que cada um está onde quer estar. Ou seja, ela compreende que, mesmo que consiga fazer alguém estar ao seu lado, seja em termos de amizade, ou amorosos, essa pessoa tem o direito de ir e fará isso se não se sentir bem ao seu lado.

Pequenas coisas não te tiram mais do sério

Quem é maduro emocionalmente não se deixa levar pelas pequenas coisas, porque enxerga o quanto elas são passageiras. Se você já entendeu que o que importa na vida são as relações e questões mais profundas, é provável que tenha amadurecido emocionalmente. Se não, vale a pena repensar o que te deixa irritado, porque perder tempo com raiva é desperdiçar um tempo que não volta mais.

Você resolve as coisas através de uma conversa

Você é maduro emocionalmente se não te interessa mais resolver as coisas no grito, ou com imposições. Ou seja, se você gosta de conversar e expor os seus sentimentos, entendendo também o lado das outras pessoas, isso significa que já deu um grande passo na maturidade emocional.

Livros de autoajuda: eles funcionam? Saiba como eles podem te ajudar

Ironia e sarcasmo não existem no seu vocabulário quanto está nervoso

Pessoas imaturas tendem a usar ironias e sarcasmo durante discussões, quando estão nervosas. Isso pode acontecer porque elas estão tentando se defender da situação, ou porque não têm argumentos para continuar na conversa. Seja um, ou outro, essa atitude indica falta de maturidade emocional. Por isso, se você prefere (e consegue) manter a calma durante discussões, mantendo argumentos lógicos e maduros, você já cresceu emocionalmente.

Você supera as situações dolorosas rapidamente

Pessoas com maturidade emocional entendem que coisas ruins acontecem, para todo mundo. Por isso, elas vivem a sua dor, mas deixam que ela passe. É importante não fixar a sua mente em problemas e acontecimentos ruins e sim nas coisas boas e nos aprendizados que a vida traz. Por isso, se você supera rapidamente as situações dolorosas, este é um sinal de que é maduro emocionalmente.

Você consegue separar as suas emoções das decisões que tem que tomar

Decisões difíceis devem ser tomadas pelas pessoas todos os dias e elas afetam suas vidas. Por isso, é importante tomar as decisões corretas e não aquelas para as quais as suas emoções te direcionam. Se você consegue separar o certo, do que você gostaria que acontecesse, você, com certeza, possui maturidade emocional.

Transtorno Explosivo Intermitente: o que é e como tratá-lo

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.