Luto: como lidar com a perda de um ente querido

Perder alguém é muito difícil. Mas a vida continua e é preciso superar

0

Viver um processo de luto nunca é fácil, especialmente quando relacionado a uma pessoa próxima. Entretanto, a vida continua e há muitas outras pessoas e coisas que não podem ser deixadas de lado, como o trabalho por exemplo. Por isso, é preciso aprender a lidar com a dor neste momento difícil e continuar.

Sinais de que o seu pet não está bem

Não é fácil, mas é possível. Muitas pessoas já passaram pela dor que você está sentindo, acredite. Ela ameniza com o tempo, mesmo que as lembranças fiquem para sempre e que a pessoa amada nunca seja esquecida. E é preciso chegar em um ponto no qual a lembrança deixe de ser dor, para virar saudade. Veja algumas dicas para fazer isso, no artigo abaixo.

Não guarde para você os seus sentimentos

Muitas pessoas enlutadas acabam percebendo que todos ao seu redor continuam com suas vidas. Com medo de incomodar com a sua dor, elas se fecham, se afastam. Entretanto, aquelas pessoas que realmente se importam com você estarão ao seu lado em todos os momentos.

E se fechar na sua dor pode desencadear um processo depressivo. Portanto, fale, quando tiver vontade de falar, chore quando quiser chorar. Lembre-se da pessoa amada com carinho e não tenha medo de expor as suas lembranças. Viver o momento faz bem e faz com que ele seja mais leve.

Aceite ajuda de outras pessoas

Você pode ser uma pessoa forte, mas não há força no mundo que impeça a dor causada pelo luto de uma pessoa amada. Portanto, não seja orgulhoso. Se as pessoas te oferecem ajuda, aceite. Esse é o melhor momento para ter muitas pessoas queridas e realmente preocupadas com você, por perto.

Como se espiritualizar mais: não perca essas dicas

Procure se distrair

Nem só de dor a vida continua. Mesmo respeitando os seus momentos de tristeza e os choros, que podem ser incontroláveis, é preciso buscar por distrações. Até porque, focar na dor fará apenas com que ela seja o centro da sua vida e prolongará o seu sofrimento. O objetivo aqui é superar e seguir em frente, levando sempre no coração a pessoa amada.

Foque naquilo que você não pode abandonar

Quando a dor do luto for forte, mantenha o foco naquilo que depende de você e que você não pode abandonar. Por exemplo, o seu trabalho, que continua sendo a sua fonte de renda e mantendo a sua alimentação. Ou os seus pets, que continuam precisando de você para os alimentar e cuidar deles. O mundo ainda precisa de você!

Tenha fé

Se você for uma pessoa que segue alguma religião, ou mesmo uma pessoa espiritualizada sem religião definida, tenha fé. Acredite no seu íntimo no bem-estar da pessoa amada e no mundo melhor que ela está. Essa é uma forma de acalmar o coração e confiar que dói, mas as coisas podem ser melhores.

Busque ajuda psicológica

Por fim, se o luto estiver doendo muito e você não estiver conseguindo trabalhar esse sentimento sozinho, não deixe de procurar ajuda profissional. Ele saberá com isso porque já o fez várias vezes e saberá te indicar o caminho para prosseguir com a sua vida.

Atividades para relaxar: mande embora o estresse com essas práticas

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.