Justiça Eleitoral tem recorde de atendimentos no dia do fechamento do cadastro eleitoral

No último dia foram registrados mais de 1,3 milhão de atendimentos

0

A Justiça Eleitoral bateu o recorde de atendimentos nas últimas horas da data final do fechamento do cadastro eleitoral de 2022.

Ao todo, foram 8.553.519 milhões de pedidos atendidos nos últimos 31 dias, sendo 4.550.465 de forma presencial nos cartórios pelo sistema Elo e 4.003.054 milhões de solicitações feitas de forma virtual pelo Título Net.

Nesta quarta-feira (4), data de encerramento do prazo para o fechamento do cadastro eleitoral para as Eleições 2022, a Justiça Eleitoral somou mais de 1,3 milhão de atendimentos. Foram 830.850 mil pela internet e 512.756 mil de forma presencial.

Justiça Eleitoral tem recorde de atendimentos no dia do fechamento do cadastro eleitoral
Justiça Eleitoral tem recorde de atendimentos no dia do fechamento do cadastro eleitoral – Imagem: TSE

Fechamento do cadastro eleitoral

Vale destacar que em todo o país, os cartórios eleitorais funcionaram durante todo o dia. Até as 18 horas, a maioria dos estados já havia finalizado o atendimento ao eleitor que compareceu ao local: PA, RS, PR, PE, AL, RN, MS, CE, GO, PB, RR, SC, MG, BA, ES e TO.

No entanto, o atendimento no Maranhão seguiu até 22 horas desta quarta-feira (4).

A saber, nas localidades mencionadas, não foram registradas filas e os serviços foram prestados no tempo médio padrão.

Título Net

Pelo Título Net, é possível realizar uma série de serviços, tais como: requerimento da primeira via do título de eleitor (alistamento), mudança de domicílio eleitoral (transferência), alteração de dados pessoais e local de votação para eleitores com mobilidade reduzida, além da revisão para regularização da inscrição cancelada.

Por conta do alto volume de solicitações nessa reta final do cadastro eleitoral, a Justiça Eleitoral priorizou os atendimentos no Título Net e sistema Elo. Assim, serviços como os do e-Título, que não impactam a retirada do documento nem a regularização do cadastro de eleitor, ficarão fora do ar até esta quinta-feira (5).

Recorde

Desde a última segunda-feira (2), os sistemas da Justiça Eleitoral alcançaram números expressivos, sendo batidos diversos recordes históricos.

Nesta quarta (4), às 13h39, foi registrado o recorde de acessos simultâneos aos sistemas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE): foram 345 mil pessoas conectadas ao mesmo tempo.

Garantia de análise

Todos os eleitores e eleitoras que solicitaram a emissão, transferência ou regularização do título até as 23h59 desta quarta-feira (4), terão os pedidos analisados e decididos em tempo hábil pela Justiça Eleitoral. O prazo de resposta é de até um mês.

Desse modo, o andamento da solicitação pode ser acompanhado pela internet na página do TSE.

E quem não conseguiu o atendimento?

É importante saber que a partir desta quinta-feira (5), não serão mais permitidas solicitações de emissão, transferência e mudança no cadastro eleitoral, uma vez que o banco de dados da Justiça Eleitoral será fechado para as eleições de outubro.

De acordo com o calendário eleitoral, o TSE divulgará no dia 11 de julho, na internet, o quantitativo final de eleitoras e eleitores aptos a votar, por município, em 2022, bem como o detalhamento e o perfil do eleitorado brasileiro.

A data de corte de 4 de maio foi estabelecida em razão da Lei nº 9.504/1997, que determina que o cadastro eleitoral deve ser fechado 150 dias antes do 1° turno da eleição, 2 de outubro.

Com informações do Tribunal Superior Eleitoral

Veja também: Auxílio Brasil: Senado aprovou valor permanente de R$ 400; veja os próximos passos

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.