INSS libera atendimento presencial para 12 serviços; saiba quais

O agendamento deve iniciar ainda nesta semana

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O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ampliou o leque de serviços que podem ser realizados de forma presencial nas agências da Previdência Social (APS). O objetivo é atender aquelas demandas que não podem ser resolvidas de forma remota, pelo telefone ou pelo aplicativo do INSS.

O novo serviço, chamado de ‘Atendimento Especializado’, está previsto na Portaria Nº 908, de 9 de julho de 2021, publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (12).

De acordo com o INSS, o atendimento presencial pode ser agendado a partir de quinta-feira (15) pela central telefônica 135. Excepcionalmente, para aqueles que não tenham condições de efetuar a solicitação via Central 135, as APS poderão realizar o agendamento do Atendimento Especializado.

Novos serviços do INSS disponíveis para atendimento presencial

Serão mais de 12 serviços aqueles que estarão disponíveis nesta modalidade:

  • Apresentar Contestação de NTEP (ferramenta de perícia);
  • Atendimento solicitado por portadores de necessidades especiais: maiores de 80 anos de idade, deficiência auditiva ou visual;
  • Órgão mantenedor inválido impossibilitando a solicitação de serviços;
  • Requerimento concluído sem atendimento ao solicitado, relacionado à falha operacional não vinculada à análise do direito;
  • Consulta à consignação administrativa;
  • Ciência do Cidadão Referente à Necessidade de Inscrição no Cadastro Único;
  • Solicitar Retificação de Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT);
  • Parcelamento ou impugnação à cobrança administrativa / Mob Presencial;
  • Pensão Especial Vitalícia da pessoa portadora da Síndrome da Talidomida;
  • Pensão Mensal Vitalícia do Seringueiro e seus Dependentes;
  • Pensão Especial das Vítimas de Hemodiálise de Caruaru;
  • Impossibilidade de informação ou de conclusão da solicitação pelos canais remotos, ou seja, quando a Central 135 não puder atender a demanda, e existir no roteiro a orientação para que o operador direcione o usuário para uma APS.

Em nota, o governo disse que esse agendamento “vai permitir que muitas pessoas, que não estavam conseguindo atendimento presencial por conta da pandemia, sejam atendidas numa agência do INSS, com horário marcado e toda a segurança”.

Serviços do INSS que já estavam disponíveis no atendimento presencial

Confira a lista:

  • Perícia médica;
  • Cumprimento de exigências, digitalização e conferência por servidor de documentos
  • originais;
  • Serviço social;
  • Reabilitação profissional;
  • Justificação administrativa;
  • Justificação judicial;
  • Atendimento relacionado ao Monitoramento Operacional de Benefícios;
  • Entrega de documentos por convocação;
  • Prova de vida, em situações excepcionais não resolvidas pelo banco;
  • Retirada de histórico de atendimento de chat ou central 135.

Novos atendimentos presenciais

No atendimento presencial, será entregue um protocolo para permitir o acompanhamento remoto da solicitação. Ainda, durante o atendimento, mesmo se o servidor identificar que a demanda do usuário está disponível nos canais remotos deverá realizar o protocolo do requerimento e orientar o acompanhamento pelos canais de atendimento.

Caso o usuário ainda não possua acesso ao Meu INSS, ao final do atendimento deverá ser emitida a senha de acesso.

Além disso, todos os protocolos de segurança devem ser observados, atentando-se para oferta de vagas proporcional à capacidade operacional da APS e garantindo o distanciamento social.

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