Inflação na Turquia alcança maior nível em 20 anos

Escalada da inflação ganha força com a desvalorização de mais de 45% da lira turca; salto de 36,08% em dezembro é o maior desde 2002

0

A pandemia da Covid-19 trouxe diversos impactos negativos para o planeta. Do ponto de vista econômico, um dos principais é a elevação da inflação em praticamente todos os países. E a situação na Turquia é uma das mais complicadas entre as principais economias globais.

Em resumo, o país registrou uma inflação impressionante de 36,08% em dezembro, na comparação com o mesmo período de 2020. A saber, esse é o maior valor mensal desde 2002. Pelo menos é o que apontam os dados oficiais divulgados nesta segunda-feira (3).

Aliás, esse nível de crescimento supera em mais de sete vezes a meta definida pelo governo, de 5%. E o que vem ajudando a impulsionar ainda mais a inflação no país é a desvalorização da lira turca. A propósito, a moeda do país perdeu mais de 45% do seu valor em apenas um ano em relação ao dólar.

Vale destacar que a moeda norte-americana apresenta um forte desempenho desde a decretação da pandemia, em março de 2020. Em suma, momentos de incertezas globais fazem investidores recorrerem ao dólar, pois a divisa é tida como um porto seguro. E países emergentes, como a Turquia, acabam sofrendo mais nesse cenário.

Veja mais detalhes da disparada da inflação na Turquia

O país vive um momento sensível, com a proximidade das eleições presidenciais, que devem ocorrer em junho de 2023. Além disso, a oposição vem acusando nos últimos meses o Escritório Nacional de Estatísticas de subestimar a alta dos preços no país. Em novembro, a inflação atingiu 21,31% na Turquia.

Em síntese, inflação corresponde ao aumento contínuo e generalizado dos preços em uma economia, ou seja, ao custo de vida da população. Para os turcos, a escalada de preços está ocorrendo, em grande parte, devido ao colapso da lira turca. Isso porque o país depende fortemente de importações, principalmente de matérias-primas e energia.

Assim, como a Turquia precisa obter itens do exterior, cotados em dólar, a população sofre com o aumento insustentável dos preços. Até porque, quando mais valor perde a lira turca, mais a população perde o seu poder de compra.

Embora o cenário continue bastante desafiador, a moeda local conseguiu melhorar seu desempenho em dezembro. Em resumo, uma série de medidas emergenciais anunciadas pelo presidente Recep Tayyip Erdogan conseguiu interromper várias semanas de perdas históricas da lira turca.

Leia Mais: Febraban eleva projeção de crescimento do crédito em 2021

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.