INEP divulga cartão de confirmação da reaplicação do ENEM

0

O INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas), responsável pelo ENEM, já divulgou o cartão de confirmação da reaplicação do exame. Os estudantes que se inscreveram para a edição de 2021, mas não compareceram, puderam solicitar em dezembro o direito de nova realização do exame.

Qual a função do cartão de confirmação do ENEM?

Embora seja um documento simples e digital, ele é fundamental para quem fará o ENEM. O cartão de confirmação traz informações importantes, como:

  • a opção de idioma que o candidato selecionou na hora da inscrição, visto que é preciso responder às questões da língua escolhida (inglês ou espanhol);
  • nome social, especificamente para estudantes transgênero;
  • número de inscrição no ENEM;
  • opções de atendimento especial, pois quem possui alguma deficiência precisa de adequações no local de prova.

Além disso, o cartão de confirmação traz ainda os detalhes sobre o local e horário de aplicação da prova. Dessa forma, todo estudante inscrito no ENEM deve conferi-lo com antecedência. Assim, é possível se organizar para evitar atrasos e possíveis problemas no dia do exame.

Como é possível acessar o cartão de confirmação para a reaplicação do ENEM?

Assim como ocorreu para quem realizou a prova nas datas originais, em novembro, esse documento fica disponível no sistema do ENEM. Sendo assim, você deve acessar o portal do ENEM. Para isso, utilize seu login e senha cadastrados previamente no sistema do Governo Federal.

No entanto, se não souber essas informações, você pode recuperar sua senha. Justamente por isso, é essencial que você confira o cartão de confirmação o quanto antes. Com isso, se perceber qualquer informação incorreta ou dificuldade de acesso, poderá corrigir eventuais falhas, além de evitar o sobrecarregamento do site.

Quando vai ocorrer a reaplicação do ENEM 2021?

A reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio vai acontecer em dois domingos, dias 9 e 16 de janeiro de 2022. As provas terão questões das mesmas áreas do conhecimento e em mesma quantidade que a edição padrão. Isso é, são 180 questões, sendo que elas se dividem entre Linguagens, Exatas, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, além da redação.

No entanto, as perguntas e a temática da produção textual não serão iguais às que foram aplicadas em novembro.

Aliás, vale ressaltar que somente pessoas que atendem aos pré-requisitos podem participar do exame. São elas: privadas de liberdade (PPL) e candidatos que não puderam comparecer ao ENEM devido a problemas logísticos. Estudantes que enfrentaram falhas no local de prova ou que não participaram do ENEM 2021 por apresentarem sintomas de doenças infectocontagiosas.

Por fim, quem teve o direito à isenção de taxa em 2020, mas não compareceu devido à pandemia, também pode participar da reaplicação.

É obrigatório levar o cartão?

Nenhum estudante é obrigado a levar o cartão no dia da prova. Porém, vale a pena imprimir e colocá-lo na bolsa. Além disso, não se esqueça de levar os demais documentos e uma caneta no dia da prova do ENEM. Se possível, separe tudo antes e mantenha a calma no dia da prova.

Avalie o Artigo:

Está "bombando" na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.