Índice acionário CSI300 da China renova maior valor em mais de 13 anos

Mercados da Ásia também registram ganhos nesta quarta (10)

1

As bolsas asiáticas registraram mais um dia de ganhos, com destaque para os índices chineses. Nesta quarta-feira (10), dados robustos sobre a inflação na China indicam uma recuperação econômica mais firme do país. Ao mesmo tempo, o controle de novos surtos da Covid-19 em algumas regiões do país contribuiu para aumentar o otimismo dos mercados. Assim, os principais índices acionários da Ásia conseguiram encerrar o dia no azul.

Em resumo, o índice de blue-chips da China, o CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, disparou mais uma vez. O destaque do dia ficou com o índice de preços ao produtor (IPP), que avançou em janeiro , na comparação com o mesmo período de 2020. Isso é um grande resultado, visto que, nessa base comparativa, essa é a primeira vez no período de um ano que o índice fica positivo. Além disso, o IPP subiu 0,3% em relação ao ano anterior, com o ritmo de avanço mais rápido desde maio de 2019.

Já os demais mercados asiáticos fecharam, em geral, no azul. Os investidores ficaram animados com ganhos em Wall Street, nos Estados Unidos, na semana. E isso aconteceu porque há menos notícias sobre o avanço da pandemia da Covid-19 no mundo, ao mesmo tempo que o ritmo da vacinação continua crescendo em diversos países.

 

Índices asiáticos encerram no azul

Em meio a estas notícias, as bolsas chinesas encerraram o dia no azul. A saber, o índice CSI300, avançou 2,14%. Assim, alcançou o maior nível desde 17 de outubro de 2007, ou seja, é o melhor resultado em mais de 13 anos. Da mesma forma, o índice SSEC, de Xangai, registrou alta de 1,43%. Vale ressaltar que esse é o último pregão antes do Ano Novo Lunar na China. Assim, nessa semana mais curta, o índice CSI300 acumulou alta de 5,9%, enquanto o SSEC avançou 4,5%.

Os outros principais mercados asiáticos também fecharam em alta no pregão de hoje. Em síntese, a maior alta percentual veio do índice Hang Seng, de Hong Kong, que teve ganhos firmes de 1,91%. Também registraram avanços no dia os índices KOSPI, em Seul (0,52%), S&P/ASX 200, em Sydney (0,52%), e Nikkei, em Tóquio (0,19%).

Por fim, a única exceção do dia foi o índice Straits Times, em Cingapura, que caiu 0,32%.

 

LEIA MAIS

Dólar segue com leve alta no pregão desta quarta-feira (10)

Ibovespa opera em queda, puxado por receio com retorno do auxílio emergencial

Veja Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.