O prazo de declaração do imposto de renda terminou no dia 31 de maio, mas os trabalhadores ainda precisam ficar atentos. Isso porque agora o Governo Federal passará a pagar a restituição para aqueles trabalhadores que têm direito. Como todos os anos, quem declara antes recebe o valor de forma antecipada.
Contudo, ainda existem dúvidas sobre onde você receberá a restituição do imposto de renda. Por isso, hoje falaremos sobre o que é essa restituição e onde você vai recebê-la.
O que é a restituição?
A restituição do imposto de renda acontece todos os anos para alguns cidadãos. Contudo, ela não é paga para aquelas pessoas que declararam com atraso. Na verdade, quem esqueceu de pagar o imposto de renda está sujeito a multas, que normalmente são pesadas. Por isso, a restituição acontece apenas para quem declarou no prazo, e também segue um calendário.
Para entender isso, é preciso entender como funciona o imposto de renda em si. Nessa declaração, o cidadão informa ao governo tudo o que ganhou no ano anterior, bem como todos os investimentos e propriedades que são de sua posse. Dessa forma, o governo precisa saber tudo o que você tem de fato. Com isso, também é possível calcular o quanto de imposto você pagou, com exceção daqueles impostos que são retidos diretamente na fonte. Um exemplo disso é o imposto de resgate de investimentos.
Contudo, na hora de declarar, o cidadão informa, indiretamente, o quanto pagou de imposto. Através da sua renda, declarada no imposto de renda, o governo calcula quanto você deveria ter contribuído com impostos. Se você contribuiu mais do que deveria, o governo devolve esse valor para você. Essa é a restituição.
E esse pagamento acontece com um calendário determinado pelo próprio governo também. Por isso, é preciso ficar atento aos prazos.
Onde recebo a restituição do imposto de renda?
Ao fazer a sua declaração, o primeiro campo a preencher é onde ficam os seus dados cadastrais. Lá, você informa o seu nome, endereço, entre outras informações. Ao final da declaração, por outro lado, você informa a sua conta bancária. É nela que o governo pagará a sua restituição do imposto de renda. Nesse ano, o valor poderá ser pago via Pix.
Além disso, o pagamento acontece em cinco lotes distintos. O primeiro já aconteceu, no dia 31 de maio. O segundo acontecerá no dia 30 de junho, enquanto o terceiro será em 29 de julho. Para o quarto e o quinto lote, o pagamento acontecerá nos dias 31 de agosto e 30 de setembro. Dessa forma, a restituição cairá na sua conta bancária no último dia útil do mês do seu lote. Caso a sua conta seja desativada nesse período, o valor fica um ano custodiado no Banco do Brasil, onde você precisará ir até uma agência para fazer o resgate.
Vale lembrar que o valor da restituição do imposto de renda é informado na hora da declaração. Porém, caso não lembre, é possível ver no portal do e-CAC, onde ficam as suas informações sobre a declaração, bem como o status das suas declarações posteriores.