A importância dos jovens nas eleições presidenciais de 2022

0

Completar 16 anos no Brasil vem com muitas grandes responsabilidades, é possível encontrar um emprego formal, abrir uma conta bancária e até mesmo escolher a pessoa que irá administrar o país. No entanto, conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de jovens e adolescentes participantes nas eleições brasileiras vem diminuindo. Para se ter uma ideia, nas eleições presidenciais de 2014, 19,5% dos jovens se registraram para votar, este ano, o eleitorado de jovens entre 16 a 17 anos caiu para cerca de 10%.

Declínio dos jovens nas eleições

Segundo o IBGE, esse declínio pode ser explicado por mudanças na demografia. Uma pesquisa realizada no ano passado pelo Instituto IPEC mostrou que a população está envelhecendo e seis em cada 10 jovens têm medo de falar sobre política. Além disso, a pesquisa evidenciou que 20% dos jovens não conhecem o Congresso ou a Suprema Corte. Pensando nisso, o TSE vem realizando ações para fazer com que esses jovens se interessem mais pela política e que possam emitir suas opiniões nas urnas, ajudando a construir o país que estão crescendo.

TSE engajado

Buscando conscientizar os jovens eleitores, o TSE lançou uma campanha online de caráter nacional, envolvendo diversos influenciadores. Com foco nos usuários do Twitter e Instagram, a hashtag #RolêdasEleições foi criada, de modo a promover a Semana do Jovem Eleitor. Como resultado, em uma semana, mais de 96.000 títulos de eleitores foram solicitados em todo o país.

O TSE está fazendo o possível, buscando se integrar de forma diferente com os adolescentes através de um programa divertido e de fácil comunicação. Através de uma campanha chamada “Olha o Barulhento”, potenciais eleitores podem encontrar tutoriais, referências e memes do TikTok, além de adesivos para usar no Telegram ou WhatsApp.

Artistas brasileiros se mobilizam

O ator e diretor Lázaro Ramos foi uma das celebridades a postar sobre a campanha no Twitter. “Quem completa 16 anos até 2 de outubro ou já tem 17 ou 18 anos precisa tirar o cartão de eleitor até 4 de maio para participar da celebração da democracia! E agora está em andamento a campanha #RolêdasEleições, para incentivar o primeiro voto e a obtenção do cartão de eleitor. E cada voz importa! Junte-se a nós postando uma mensagem de apoio no Twitter usando a hashtag #RolêdasEleições”.

Além disso, a cantora Anitta compartilhou com seus 16,5 milhões de seguidores no Twitter: “Você tem 16 ou 17 anos, ou terá 16 até 2 de outubro? Você mudou de cidade e quer votar no novo presidente do Brasil? Então saiba que é muito fácil obter ou transferir o seu cartão de eleitor hoje mesmo! É tudo online e não precisa de biometria!”

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.