Importância do EPI no ambiente de trabalho

0

O PR Engenharia publicou um artigo bastante interessante sobre a importância do EPI no ambiente de trabalho. Eles são vários e dependem exclusivamente de quais os objetivos da empresa. Em suma, alguns exemplos são:

  • jalecos
  • luvas
  • sapatos de proteção
  • capacetes

Boa parte das profissões necessitam destes equipamentos de proteção, especialmente químicos, médicos, bombeiros, eletricistas e muitas outras. O assunto é relevante e deve ser abordado dentro da empresa, é obrigação do contratante. Todas as regulamentações estão previstas através da portaria nº3214 do Ministério do Trabalho.

É seu direito por lei!

Você sabia que todas as empresas possuem o dever de fornecer os EPI’s para os funcionários de forma gratuita e sem descontos do salário?

Vale ressaltar que os equipamentos também devem ser passados por um Certificado de Aprovação para que comprovem a eficácia contra danos.

Importância do EPI e sua obrigação como colaborador

Apesar dos equipamentos serem gratuitos, o colaborador ainda possui algumas obrigações específicas, são elas:

  • Se responsabilizar pelo cuidado dos itens;
  • Usá-los somente durante o ambiente de trabalho;
  • Mostrar ao patrão ou setor responsável sempre que os equipamentos não possuírem mais condições de serem usados;
  • Seguir as determinações passadas pelo técnico responsável ou RH.

Por que usar?

O principal motivo para usar é que protege os funcionários de danos físicos. Além disso, toda a estrutura jurídica da empresa pode estar em jogo, é um nome que pode manchar perante outros.

Ao respeitar as leis e fornecer condições seguras e flexíveis, a marca consegue atrair mais clientes e realizar mais vendas através do Marketing. Cada vez mais os consumidores estão exigentes com os pequenos detalhes e isso pode influenciar de forma considerável a decisão do persona.

Uma marca que demonstra sinais de descuido, racismo, acidentes ou casos indesejados, acabam perdendo milhares de clientes. Assim como foi o caso do Carrefour, em que seguranças mataram um negro dentro do estabelecimento. O mesmo também pode servir para outros nichos, seja eletricistas, vidraceiros, freelancers etc.

Atualmente, é possível encontrar uma série de cursos profissionalizantes gratuitos para os funcionários e que também emitem certificações. Vale a pena utilizar isso como um diferencial para a sua marca.

E então, tem mais alguma dúvida sobre a Importância do EPI? Deixe nos comentários!

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.