Governo prepara MP que vai mudar Bolsa Família, diz jornal

De acordo com informações do jornal Estadão, Ministérios já estão discutindo alguns pontos desse texto que mudaria o Bolsa Família

0

O Bolsa Família tal qual conhecemos agora está com os seus dias contados. De acordo com informações da imprensa o Governo está neste momento preparando uma Medida Provisória (MP) que estabelece mudanças no benefício.

De acordo com informações do jornal Estadão, o Governo está pensando em aumentar o valor do benefício. Além disso, os ministérios estão estudando a inclusão de, pelo menos, mais 200 mil famílias sem precisar furar o teto de gastos.

A ideia é a seguinte: o Bolsa Família unificaria as suas bonificações e conseguiria subir o seu valor médio. Além disso, ele passaria de 14,3 milhões de beneficiários para 14,5 milhões. Isso estaria dentro do orçamento de R$34,8 bilhões que o Governo pode usar no programa esse ano.

Caso esse projeto não vingue, o governo tem ainda outra opção. Essa opção é manter o Bolsa Família do jeito que está (sem aumento). Aí eles poderiam inserir mais 700 mil famílias no programa atual pagando portanto o valor atual.

Em qualquer cenário uma coisa é fato: não tem Bolsa Família para todo mundo em 2021. Ainda de acordo com informações do jornal Estadão, a fila para entrar no Bolsa Família hoje está na casa do 1,3 milhão de pessoas.

Mudanças no Bolsa Família

A tendência é que o número de pessoas na fila pelo benefício suba nos próximos meses. É que o Auxílio Emergencial acabou. Por mais que o Governo afirme que as famílias demorarão um tempo para sentir a falta desse dinheiro, uma hora é natural que elas sintam.

E aí a tendência é de crescimento da fila. O Governo ainda não confirma oficialmente essa informação do Estadão. Seja como for, o Ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, disse há algumas semanas que estava trabalhando em um novo Bolsa Família. 

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.