Ibovespa sobe nesta terça (11) e alcança maior nível em quase quatro meses

Avanço da Vale, que responde por quase 13% do índice, impulsiona Ibovespa

2

O Ibovespa conseguiu encerrar o segundo pregão desta semana no azul. O principal índice acionário da bolsa de valores brasileira subiu 0,87% e fechou o dia aos 122.964 pontos. Esse é o maior nível do índice desde 14 de janeiro, quando encerrou a sessão aos 123.480 pontos.

Em resumo, o que fez o Ibovespa subir no dia foram as ações ligadas às commodities. Vale destacar o avanço dos papéis da mineradora Vale, que responde por quase 13% da carteira do índice. Assim, a companhia acaba tendo um peso maior no Ibovespa e, quando sobe, também impulsiona o índice.

A saber, a principal notícia vinda do exterior girou em torno da inflação dos Estados Unidos. Isso porque o Federal Reserve (Fed), banco central americano, poderá antecipar o fim dos estímulos realizados desde março de 2020 caso os dados mostrem uma elevação do custo de vida nos EUA.

No âmbito interno, as incertezas continuam marcado presença, principalmente as políticas. De um lado, os ânimos continuam alterados devido à CPI da Covid, que vem apurando as ações tomadas pelo governo federal no combate à pandemia da Covid-19 no país.

Ao mesmo tempo, muitos investidores ainda repercutiram o “tratoraço”, termo que se refere a mais nova polêmica envolvendo o presidente Jair Bolsonaro. Em suma, Bolsonaro teria realizado emendas parlamentares que chegaram a R$ 3 bilhões em troca de apoio dos congressistas.

De acordo com o jornal “Estadão”, responsável por esse furo de reportagem, o dinheiro foi utilizado, principalmente, na compra de máquinas agrícolas e tratores. Claro, todos superfaturados. A notícia foi divulgada ontem (10), mas continuou repercutindo nesta terça.

44 das 84 ações do Ibovespa sobem nesta terça

Diante destas notícias, o Ibovespa até poderia cair. Mas parece que o mundo já conhece o Brasil e todas as suas mazelas. Por isso, o avanço de 44 das 84 ações que compõem a carteira do índice fizeram-no encerrar o dia no azul. Entre compras e vendas, movimentaram R$ 22,6 bilhões no dia.

Do lado dos ganhos, os mais expressivos ficaram com: Eletrobras ON (6,54%), Eneva ON (4,85%), Eletrobras PNB (4,54%), Vale ON (3,51%) e Gerdau PN (3,49%). A alta do minério puxou os papéis da Vale pra cima, impulsionando todo o Ibovespa.

Em contrapartida, os recuos mais intensos vieram de: Totvs ON (-3,69%), Locamérica ON (-2,13%), Ultrapar ON (-2,11%), Raia Drogasil ON (-2,04%) e Cia Hering ON (-1,85%). Nesse caso, a apreensão com a inflação dos EUA acabou afetando os setores da tecnologia e do varejo, que lideraram as quedas.

Leia Mais: Demanda por bens industriais emenda segunda queda seguida, diz Ipea

Veja Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.