Ibovespa recua nesta terça (28) em meio à queda do minério de ferro

Dia fica marcado pela divulgação de dados econômicos domésticos, mas volume de negociações segue baixo na última semana do ano

0

O Ibovespa recuou 0,65% no pregão desta terça-feira (20) e fechou o dia aos 104.864 pontos. Com isso, o índice eliminou os ganhos registrados na véspera e reduziu a valorização em dezembro para 2,89%. Já no acumulado de 2021, o indicador segue com perdas expressivas de 11,97%.

Não houve muitas notícias impactantes nesta terça, assim como na véspera. Assim, o que mais afetou o Ibovespa no pregão de hoje foi a queda do preço do minério de ferro. Em resumo, a commodity voltou a ficar cotada abaixo dos US$ 120 por tonelada. E isso ocorreu devido à redução da produção chinesa de aço bruto em meados de dezembro.

Já no cenário doméstico, os investidores repercutiram os dados divulgados nesta terça. A saber, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que a taxa de desocupação no Brasil chegou a 12,1% no trimestre móvel de agosto a outubro deste ano. O instituto também informou que há 12,9 milhões de desempregados no país.

Além disso, o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre) revelou que o índice de confiança do comércio caiu 2,7 pontos em dezembro e fechou o ano com uma queda de 6,4 pontos. Já o índice de confiança dos serviços caiu 1,3 ponto em dezembro e também fechou o quarto trimestre em queda.

47 das 92 ações do Ibovespa sobem nesta terça

Diante dessas notícias, 47 das 92 ações que compõem a carteira do Ibovespa subiram nesta terça, enquanto 45 papéis terminaram o dia no vermelho. Mais uma vez, o volume movimentado ficou bem abaixo dos R$ 24 bilhões de média diária em 2021. Em dezembro, 51 papéis estão acumulando ganhos, enquanto 41 estão com perdas.

Entre os avanços do dia, os mais expressivos vieram de: Cielo ON (+4,13%), Yduqs Participações ON (+3,94%), CVC Brasil ON (+3,13%), BR Malls Part ON (+2,78%) e Iguatemi S.A unit (+2,74%).

Por outro lado, entre os recuos, os mais intensos vieram de: Assaí ON (-3,96%), Lojas Americanas PN (-3,15%), Intermédica ON (-2,99%), Petro Rio ON (-2,95%) e BTGP Banco unit (-2,80%).

Leia Mais: População desalentada no Brasil atinge 5,1 milhões de pessoas

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.