Guedes afirma que Brasil terá um longo ciclo de crescimento econômico

Ministro da Economia ressalta que economia mundial entrou em desaceleração, mas o Brasil terá condições para crescer por mais tempo

0

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta quinta-feira (21) que o Brasil está no início de um longo ciclo de crescimento econômico. A declaração ocorreu após a divulgação dos dados da arrecadação federal em junho, mês em que as arrecadações somaram R$ 181,040 bilhões, recorde da série histórica da Receita Federal, iniciada em 1995.

Guedes aproveitou para criticar as projeções negativas em relação à economia brasileira, feitas no início do ano. Em resumo, ele lembrou que havia alertado que o Brasil iria surpreender no decorrer de 2022, com resultados econômicos positivos. E tudo isso em meio à alta dos juros para combater a inflação também bastante elevada.

“O país está iniciando um ciclo longo de crescimento econômico, ao mesmo tempo em que a economia mundial, após avançar 30 anos por meio da integração competitiva, entrou em desaceleração sincronizada”, disse Guedes.

Aliás, essa não é a primeira vez que o ministro vem falando sobre a recessão econômica global. Na semana passada, ele disse que o aumento da inflação no planeta está fazendo diversos países reverem “o crescimento para baixo”. Segundo Guedes, “está bastante claro que a crise lá fora será bem mais aguda do que eles esperavam“.

Conheça o novo canal para DENUNCIAR telemarketing abusivo

Emprego e renda estão crescendo no Brasil, diz Guedes

De acordo com Guedes, o Brasil terá condições de crescer por mais tempo. Em contrapartida, outros países entrarão em recessão nesse tempo. “Nos Estados Unidos, estão falando abertamente em recessão”, exemplificou.

O ministro também afirmou que as projeções para emprego, renda e crescimento econômico do Brasil estão sendo revisadas para cima. Em suma, ele destacou o recorde de arrecadação federal em junho, apesar de o governo abrir mão de quase R$ 40 bilhões em desonerações tributárias.

“Os fatos são: o Brasil crescendo, as contas externas estão em ordem, as contas públicas estão em ordem”, disse Guedes. “O resto é narrativa”, acrescentou.

Leia também: Preço da passagem aérea dispara 48,5% em maio, diz Anac

5/5 - (1 vote)
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.