Freelancer: como trabalhar 4 dias por semana?

0

Diversos países no mundo estão adotando o regime de 4 dias de trabalho por semana. No Brasil, por outro lado, essa realidade ainda parece distante. Contudo, para quem é freelancer, isso já pode se tornar uma realidade, dado que profissionais autônomos têm mais facilidade em controlar suas escalas. Dessa forma, ao seguir alguns passos, você consegue trabalhar de segunda à quinta-feira tranquilamente. E sem perder dinheiro por isso.

Dessa forma, nesse texto vamos explicar o que é a jornada de trabalho de 4 dias nos países. Ainda, vamos falar sobre como você, freelancer, pode adotar essa jornada reduzida e, com um dia a mais, ter tempo para curtir as suas atividades de lazer.

Jornada de 4 dias de trabalho

Ainda uma realidade pouco usada no Brasil, exceto no mundo freelancer, a jornada de trabalho de 4 dias é o maior fenômeno do mercado de trabalho. Isso porque países como Alemanha, Islândia, Noruega e Suécia já estão fazendo testes para decidir se aderem, ou não, ao trabalho reduzido. Até agora, todos os países que adotaram a medida tiveram aumento de produtividade, mas também de bem-estar dos funcionários.

No Brasil, apenas a empresa de serviços pet Zee.Dog segue essa política. Na empresa, nenhum funcionário trabalha nas quartas-feiras. Ainda, a medida também vale para aquelas semanas onde há feriados nacionais. Segundo funcionários da empresa, hoje 100% das tarefas são entregues no prazo e seus processos ficaram ainda mais ágeis. No Brasil, isso ainda não é uma política que ganhou a adesão de grandes empresas. Contudo, quem é freelancer já pode começar a reduzir a sua jornada de trabalho, sempre respeitando a quantidade de tarefas que precisa fazer.

E para fazer isso, basta seguir alguns passos recomendados por especialistas na área. Com eles, você aumenta a sua produtividade no trabalho, ganha mais horas de lazer e consegue fazer isso sem impactos ao seu bolso.

freelancer
Foto: Pexels | Reprodução

Freelancer trabalhando menos

Se você é freelancer e quer trabalhar menos, saiba que isso é possível. Isso porque basta seguir alguns passos, fazer testes e, com o tempo, entender como você pode adotar a jornada de 4 dias. Ainda, você terá a vantagem de escolher qual dia quer tirar de folga, ao contrário do que acontece com as empresas.

O primeiro passo é ter muita organização. Isso porque, ao reduzir a jornada, você terá que fazer as suas tarefas mais rapidamente. Por isso, um calendário especificando as tarefas é fundamental. Ainda, você precisa escolher, anteriormente, um dia de folga e seguir esse padrão. Dessa forma, você não fica procrastinando tarefas e se compromete, consigo mesmo, a trabalhar um dia a menos.

Com o tempo, você verá qual dia fica melhor para você e quais as ferramentas você utilizará para trabalhar um dia a menos. Contudo, o importante é ter paciência e persistência, já que você precisa entender que isso tudo é um processo de construção. Muitas vezes, quem é freelancer tem medo de ganhar menos e, com isso, tende a fazer diversos tipos de trabalho.

5/5 - (1 vote)

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.