O salário-maternidade é um benefício que o INSS concede às mães que se afastam do trabalho para o nascimento de seu filho, ou para a adoção de uma criança. No entanto, é importante estar atento a possíveis golpes que relacionam-se a esse benefício, visto que podem trazer problemas financeiros e burocráticos para as famílias. Pensando nisso, reunimos informações sobre esse assunto, para que você possa estar atento com estes golpes no salário-maternidade.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Fique atento com estes golpes no salário-maternidade
Conforme mencionado acima, infelizmente existem muitas pessoas que agem de má fé para aplicar golpes nos cidadãos desavisados. Ademais, existem muitos tipos de crimes dessa categoria, mas um dos que mais chamam atenção, devido ao crescimento assustador, é em relação ao salário-maternidade.
Assim sendo, confira abaixo alguns dos golpes mais comuns que os criminosos aplicam neste benefício, para que você possa estar atento e se prevenir:
1. Documentos falsificados
Primeiramente, um dos golpes mais comuns no salário-maternidade é a apresentação de documentos falsos para a obtenção do benefício. Dessa forma, é fundamental estar atento à veracidade dos documentos, como certidão de nascimento, comprovante de maternidade e documentos pessoais.
2. Empresas fantasmas
Além disso, outro golpe bastante comum é a criação de empresas fantasmas para obtenção do salário-maternidade. Nesse caso, as mães são contratadas por essas empresas, que não possuem atividades reais, apenas para que elas possam ter acesso ao benefício.
Portanto, é importante investigar a empresa antes de aceitar uma proposta de trabalho, verificar sua existência, histórico e regularidade junto aos órgãos competentes.
3. Benefício suspenso após retorno ao trabalho
Ademais, muitas vezes o INSS suspende o salário-maternidade quando a mãe retorna ao trabalho antes do prazo inicialmente estipulado. No entanto, algumas empresas utilizam essa informação para suspender o benefício indevidamente.
Assim, para evitar esse golpe, é importante conhecer seus direitos e garantias legais, bem como manter uma comunicação clara e documentada com a empresa, informando sobre as datas de afastamento e retorno ao trabalho.
4. Cobranças indevidas
Algumas instituições podem tentar cobrar taxas ou valores de maneira indevida para auxiliar a mãe na obtenção do salário-maternidade, prometendo garantir benefícios extras ou facilitar o processo. Dessa maneira, é fundamental lembrar que o acesso ao benefício é um direito garantido por lei e que não é necessário pagar nenhuma quantia para recebê-lo.
Por isso, desconfie de qualquer solicitação de pagamento e denuncie casos suspeitos aos órgãos competentes.
5. Golpes virtuais
Por fim, com o avanço da tecnologia, também surgiram golpes virtuais, que os criminosos aplicam a fim de obter o salário-maternidade que as vítimas têm direito. Para isso, hackers e golpistas podem enviar e-mails falsos ou entrar em contato por telefone, solicitando informações pessoais ou bancárias para liberar o benefício.
Sendo assim, nunca compartilhe informações sensíveis, como número de CPF, conta bancária ou senhas, por meio de canais não seguros. Além disso, sempre verifique a autenticidade das mensagens antes de fornecer qualquer dado pessoal.
Agora que você já sabe tudo sobre os golpes no salário-maternidade, deixe nos comentários a sua opinião sobre esse assunto!