Faz mal usar bicarbonato para clarear os dentes?

Veja agora se o método de usar bicarbonato para clarear os dentes é adequado e saudável para a saúde bucal

0

Está precisando clarear os dentes? Será que faz mal usar bicarbonato para clarear os dentes? Afinal, se você bebe muito café ou fuma cigarro e até mesmo se tem dentes amarelados por causas naturais, então já deve ter ouvido falar que esse ingrediente tem potencial para branqueamento dos dentes. Mas será que faz mal usar bicarbonato com essa finalidade? Confira aqui no Brasil 123.

Realmente, o bicarbonato de sódio ajuda na limpeza do esmalte dos dentes, visto que ele conta com PH neutro e, portanto, auxilia na redução da alcalinidade e da acidez bucal, duas causas que levam ao amarelamento dos dentes.

Mas, será que faz mal usar bicarbonato de sódio para clarear os dentes? Afinal, não adianta limpar e deixar branquinho se acaba danificando sua saúde bucal, não é mesmo? Veremos mais sobre isso, logo abaixo.

Será que faz mal usar bicarbonato de sódio para clareamento dental?

O bicarbonato de sódio pode limpar os dentes e até trazer uma melhoria no clareamento, mas esse ingrediente também é abrasivo e, portanto, seu uso indiscriminado pode causar danos ao esmalte dos dentes.

Além disso, não há necessidade de usar esse produto, visto que ele já está inserido na composição dos cremes dentais mais comuns. Portanto, antes de tomar quaisquer medidas caseiras para clarear os dentes, procure um dentista especializado para realizar esse procedimento estético que demanda o uso dos produtos adequados para um procedimento seguro.

Será que bicarbonato de sódio clareia os dentes?

O bicarbonato de sódio não clareia os dentes de forma eficiente, visto que sua suposta ação clareadora está ligada à limpeza momentânea. O uso desse ingrediente proporciona a remoção da camada superficial do esmalte dental e causa uma impressão de que estão mais brancos.

O clareamento feito pelo bicarbonato de sódio é ilusório e alguns métodos caseiros podem auxiliar no clareamento dental. Mas nada se compara ao tratamento realizado pelos dentistas.

Portanto, o que você pode fazer em casa para manter os dentes mais brancos é a escovação dental realizada todos os dias, após as refeições. Isso remove a placa bacteriana que vai se formando e aumentando o amarelamento do esmalte dos dentes.

O bicarbonato é abrasivo e seu uso indiscriminado pode causar danos ao esmalte dos dentes - Reprodução AdobeStock
O bicarbonato é abrasivo e seu uso indiscriminado pode causar danos ao esmalte dos dentes – Reprodução AdobeStock

Saiba mais sobre os cuidados com os dentes

Sendo assim, caso você não saiba, os dentes possuem três camadas. Existe o esmalte, a dentina e a polpa, contando da parte mais externa até a interna.

O esmalte é formado quando o dente ainda está no osso e não possui habilidades para se recuperar. Visto que, o amarelamento do esmalte ocorre por causa dos pigmentos amarelos que se acumulam na dentina, região intermediária do dente.

Ademais, a diferença entre o clareamento profissional dos dentes e os métodos caseiros está na parte sobre a qual os produtos atuam. Visto que, nos consultórios odontológicos, os tratamentos profissionais indicados para uso caseiro são: uso de gel com peróxido de hidrogênio ou carbamida que libera oxigênio e altera a cor do dente pela oxidação.

Avalie o Artigo:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.