Entenda o que é o IMC, como medir e qual o impacto na sua saúde

Aprenda a medir o IMC da forma correta e saiba qual a importância para a saúde

0

IMC é a sigla para Índice de Massa Corporal, ele foi criado em 1832 e é usado até hoje para avaliar grandes populações. Portanto,  é através de um cálculo que serve para avaliar se a pessoa está dentro do seu peso ideal em relação à sua altura. Então, de acordo com o resultado desse cálculo, você fica sabendo se está dentro ou abaixo do peso desejado. E é muito importante para saúde e para seu bem estar geral, porque estar acima ou abaixo desse peso, vai influenciar bastante devido o aumento do risco de doenças como desnutrição quando está abaixo do peso e AVC ou infarto quando se está acima do peso. Sendo assim médicos, enfermeiros e nutricionistas estão sempre avaliando os pacientes com esse cálculo e assim verificar a possibilidade de doenças que a pessoa pode estar pré-disposta. Então, entenda o que é IMC o aqui  no Brasil 123.

Como calcular o IMC

Primeiramente, para fazer esse cálculo, você precisa saber o seu peso e a sua altura. Dessa forma, com esses valores, você vai multiplicar a sua altura por ela mesma (ALTURA X ALTURA). Em seguida, pegue o seu peso e divida pelo valor encontrado de ALTURA x ALTURA. O resultado encontrado é o seu IMC.

Então, o cálculo do IMC deve ser feito com a seguinte fórmula matemática:

IMC = PESO/ALTURA²

Classificação do IMC para Grau de Obesidade

CLASSIFICAÇÃO IMC
Baixo peso grau III Abaixo de 16
Baixo peso grau II 16 a 16,99
Baixo peso grau I 17 a 18,49
Peso ideal 18,50 – 24,99
Sobrepeso 25 – 29,99
Obesidade grau I 30 – 34,99
Obesidade grau II 35 – 39,99
Obesidade grau II +40

O IMC é usado pela OMS (Organização Mundial de Saúde), porque para avaliar grandes populações é inigualável a rapidez e praticidade não tem como avaliar a população de uma cidade através da bioimpedância ou a medição de dobras cutâneas de todo mundo. Assim, a pessoa só preenche um formulário com peso e altura, a conta vai para uma planilha e o resultado sai automaticamente, sem precisar colocar todo mundo numa fila e sair medindo uma por uma.

O cálculo do IMC serve para avaliar se a pessoa está dentro do seu peso ideal em relação à sua altura - Reprodução AdobeStock
O cálculo do IMC serve para avaliar se a pessoa está dentro do seu peso ideal em relação à sua altura – Reprodução AdobeStock

Bioimpedância

Exame simples que se faz colocando o pé em cima de duas plaquinhas de metal e segurando outras duas plaquinhas na mão, em seguida, uma corrente elétrica passa por dentro de você e a velocidade com que essa corrente passa através da água dos músculos e a resistência que a gordura do corpo faz a essa corrente, vai te dizer qual é a quantidade de gordura e de massa magra que você tem. Assim, quando for fazer esse exame, o ideal é que você evite tomar café, fazer atividades físicas nas 4h que antecedem, beber 2 a 4 copos de água antes, não consumir bebidas alcoólicas nas 24h anteriores, não passar cremes nos pés para não mascarar o resultado.

Por fim, foque sua vida menos em peso, menos em IMC e mais nos seus hábitos, nas suas atitudes. Dessa forma, se você conseguir colocar atividades físicas variadas, atividades físicas de força, de flexibilidade, conseguindo ter uma alimentação equilibrada, naturalmente o seu corpo vai te levando para o peso que você deve ter. Então, foque nos hábitos e faça o que puder fazer de melhor.

 

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.