Entenda o que são os fundos de pensão

0

Fundos de pensão fazem parte de um modelo de investimento que vem ganhando a atenção dos investidores em todo o Brasil. No entanto, muitos ainda não sabem o que é exatamente essa modalidade, quais são as suas vantagens e os possíveis riscos envolvidos.

O tipo mais comum de pensão tradicional é o plano de benefício definido . Após a aposentadoria, os funcionários recebem benefícios mensais do plano, com base em um percentual de seu salário médio nos últimos anos de trabalho. A fórmula também leva em conta quantos anos eles trabalharam para aquela empresa. Empregadores e, às vezes, funcionários, contribuem para financiar esses benefícios.

Como funcionam os fundos de pensão

Já há algum tempo, os planos de previdência tradicionais também vêm desaparecendo gradativamente do setor privado. Hoje, os funcionários do setor público, como funcionários do governo, são o maior grupo com fundos de pensão ativos e em crescimento. 

Planos de previdência privada oferecidos por corporações ou outros empregadores raramente têm uma escala rolante de custo de vida para ajustar a inflação, de modo que os benefícios que pagam podem diminuir em poder de compra ao longo dos anos.

As estratégias dos fundos

Não existe uma pré-determinação de investimentos específicos dos fundos de pensão. No entanto, a controladoria exige que os patrocinadores do plano operem como fiduciários . Isso significa que eles devem colocar os interesses de seus clientes (os futuros aposentados) à frente dos seus próprios. 

Por lei, os investimentos que fazem devem ser prudentes e diversificados de forma a evitar perdas significativas. 

A estratégia tradicional de investimento dos fundos de pensão é dividir seus ativos entre títulos, ações e imóveis comerciais. Muitos fundos de pensão abriram mão da gestão ativa de carteiras de ações e agora só investem em fundos de índice.

Uma tendência emergente é investir algum dinheiro em investimentos alternativos, em busca de maiores retornos e maior diversidade. Esses investimentos incluem private equity , fundos de hedge , commodities , derivativos e títulos de alto rendimento.

Quais são os riscos envolvidos neste modelo de investimento:

Como qualquer outro modelo de investimento, existem riscos também nos fundos de pensão. Eles são muito pequenos e estão mais ligados à possibilidade de os administradores do fundo falirem, ou não terem condições de pagar os rendimentos aos contribuintes.

No entanto, é importante ressaltar que os casos de quebra ou de prejuízos são muito raros, uma vez que esse tipo de investimento não é tão popular. Ou seja, não são muitas as empresas que oferecem essa modalidade de investimento a seus colaboradores.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.