Entenda como a estagflação do mundo afeta você!

0

Quem acompanha os noticiários deve ter notado que a situação da economia do Brasil não anda muito boa. Contudo, o cenário é ainda pior quando vemos que a economia não está bem no mundo todo. Isso porque hoje existe um aumento generalizado de preços, que conhecemos como inflação, mas também existe um baixo crescimento econômico. Essa é a definição de estagflação, um dos piores cenários econômicos possíveis, segundo a literatura.

E mesmo que todo esse papo de economia pareça distante da sua realidade, a verdade é que a estagflação é muito ruim para a sua vida. Isso porque ela define como você comerá, os serviços que contratará e até mesmo se você ficará devendo ou não. Por isso, hoje vamos falar do atual cenário da economia e como driblar a atual dificuldade.

A estagflação afeta a sua vida

Analisar a situação das economias do mundo é uma excelente forma de projetar como você vai gastar o seu dinheiro. Para dar um exemplo bastante prático e atual, saber que a gasolina vai subir é fundamental para que você antecipe cortes de gastos para cobrir o aumento dessa despesa. Na estagflação, isso acontece com vários produtos.

Isso porque a estagflação atual do mundo já atingiu mais de 80% dos produtos do nosso dia a dia. Dessa forma, como você já deve ter percebido, a vida fica mais cara, mas também as empresas onde trabalhamos, ou nossas próprias, têm menores perspectivas de crescimento. Com isso, fica mais difícil manter o trabalho ou, ainda, fica ainda mais complicado receber um possível aumento da empresa. Isso tudo é resultado de uma economia fraca.

Na prática, a estagflação deixa o custo de vida mais alto e aumenta o desemprego da população. Contudo, isso não quer dizer que você precisa ser vítima desse cenário ruim.

estagflação
Foto: Pexels

Como driblar esse problema?

Existem algumas formas de driblar os problemas da estagflação que afetam a sua vida. Para isso, é preciso separar o âmbito pessoal do profissional para que você consiga organizar melhor as ações que tomará para melhorar a sua condição de vida.

Na sua vida pessoal, é hora de apelar para a organização financeira. Com ela, você verá tudo o que gasta e o que ganha. Além disso, é importante ver onde você pode cortar gastos e o que você pode mudar na sua vida e rotina para economizar ainda mais. Ainda, não é hora de fazer financiamentos nem empréstimos.

Na sua vida profissional, pelo contrário, é hora de dar todo o investimento possível, seja de dinheiro, seja de tempo. Use o momento da estagflação para se capacitar com cursos online, materiais gratuitos e até mesmo livros. E você não precisa gastar nada para isso. Você pode ver vídeos de projetos relacionados à sua área e tentar replicá-los na sua empresa. Com isso, você se destaca perante seus superiores e pode, inclusive, ter um aumento de salário.

Dessa forma, você pode driblar a estagflação. Isso porque a sua vida profissional não depende do cenário da economia, muito menos das projeções do economistas.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.