ENEV3 é uma boa aposta?

1

A empresa Eneva tem atuação forte na geração de energia. Dentro do território brasileiro, a companhia possui empreendimentos de produção e exploração entre as regiões do norte e nordeste. Será que ENEV3 é uma boa aposta? É isso que vamos ver!

Dividendos de ENEV3

Dentro dos últimos 12 meses ENEV3 não fez pagamentos aos seus acionistas. Isso não significa que a companhia não teve lucro, muito pelo contrário. Contando os últimos 12 meses o resultado de ENEV3 é positivo (lucro de mais de 600 milhões, segundo o site Fundamentus).

Ao levantar os pagamentos de ENEV3 para determinar se a companhia costuma pagar dividendos aos seus acionistas, nós encontramos o seguinte; ENEV3 não faz pagamentos, ou melhor, só fez uma distribuição lá em 2009. Depois não houve mais nada.

Principais indicadores

Para aqueles que buscam ações com bons fluxos de pagamentos, ENEV3 não é uma boa alternativa, porém, se a empresa possui bons resultados, ela pode ser interessante e se valorizar bastante no futuro. Vamos analisar alguns indicadores…

  •         P/L – 28,57
  •         Margem. Líquida – 21,9%
  •         Liquidez Corrente – 2,19
  •         Dívida Bruta/ Patrimônio – 1,00

O preço da ação dividido pelo lucro não é dos melhores. Comparado a todas as ações do setor de energia que já foram avaliadas aqui no site, ENEV3 possui o P/L mais alto.

O investimento hoje na ação, pode alcançar um retorno total em até 28 anos, caso o lucro da companhia se manter no mesmo nível do atual. Ou seja, é muito tempo.

Só para comparar, a companhia TRPL4 possui um P/L de 8. Desse modo, caso TRPL4 consiga entregar os mesmos lucros de hoje, a empresa tem um retorno três vezes mais rápido que ENEV3.

A margem líquida em minha opinião está boa. Os 21% mostram que ENEV3 tem uma operação bem interessante.

A liquidez corrente também está em um bom nível. Para cada R$ 1,00 de obrigações de curto prazo, ENEV3 possuiu mais que o dobro em disponibilidades.

E por último nós temos o endividamento. ENEV3 possui um endividamento alto, mas não é dos piores dentro do setor de energia.

Empresas como EGIE3 possuem endividamento de mais de 2 vezes o patrimônio líquido. Portanto, a dívida “igual” ao valor do patrimônio ainda está interessante para o setor.

Ao analisar todos os pontos, ENEV3 parece ser uma empresa interessante, porém o P/L mostra que a mesma está “cara” em minha opinião. Outra coisa, ENEV3 não paga dividendos, ao menos até o momento. Isso pode ser um problema caso você esteja procurando ações que possam gerar renda. 

Leia Também:

1 comentário
  1. […] ENEV3 […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.